Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Bate-papo Omegle encerra atividades após mais de uma década online

Fundador da plataforma desabafa "Omegle não é mais sustentável, financeiramente e psicologicamente"

Após 14 anos no ar, o site de bate-papo por vídeo/texto Omegle encerra suas atividades. Em comunicado no site oficial, Leif K-Brooks, fundador da rede explica os motivos que o levaram a essa decisão, entre elas, a falta de alternativas para lidar com as pessoas que faziam uso de forma errada ou maliciosa da plataforma.

Foto: Reprodução / OmegleBate-papo Omegle encerra atividades após mais de uma década online
Bate-papo Omegle encerra atividades após mais de uma década online

Lançado em 2009, Omegle era um serviço de bate-papo, que ficou conhecido por juntar pessoas aleatórias ao redor do mundo de forma gratuita para conversar. Com objetivo primário de juntar duas pessoas que não se conhecem e facilitar interações entre as pessoas online, o Omegle proveu uma plataforma única em relação a conversação entre pessoas na internet.

No entanto, essa conectividade botou em cheque a questão da segurança que é, provavelmente, o principal fator que pesou para o fechamento do bate-papo: o Omegle conectava duas pessoas aleatórias num chat de vídeo e preservava o anonimato de ambas partes, mas não conseguia controlar o que acontecia lá dentro. Como resultado, a plataforma foi palco de muitos casos de pedofilia, abuso e outros crimes virtuais.

Um desses casos resultou num processo aberto contra a plataforma em 2022: uma mulher nos EUA entrou na justiça contra o site por ter sido conectada a um pedófilo quando ela ainda tinha 11 anos de idade. Em comunicado no site oficial, o fundador da plataforma desabafa "operar o Omegle não é mais sustentável, tanto financeiramente quanto psicologicamente" relata. 

Comente