Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

BO Fácil registra 1.400 atendimentos no 1º dia e reforça segurança digital no PI

Ferramenta permite registrar ocorrências via WhatsApp com auxílio de inteligência artificial
Redação

No primeiro dia de funcionamento, o novo serviço BO Fácil contabilizou 1.400 atendimentos, segundo confirmou o governador Rafael Fonteles nesta terça-feira (1º). A ferramenta, lançada na segunda-feira (30), permite que qualquer cidadão registre boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp, com mensagens de texto ou de áudio. A iniciativa é inédita no Brasil e coloca o Piauí na vanguarda da inovação em segurança pública digital.

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles
Rafael Fonteles

“É uma revolução tecnológica que o Piauí está protagonizando. Essa IA foi treinada com um conjunto de dados feito por pesquisadores piauienses”, destacou o governador. “No primeiro dia, foram 1.400 contatos feitos. A população tem confiança para registrar ocorrência pela plataforma.”

O BO Fácil é a primeira aplicação prática da SoberanIA, inteligência artificial desenvolvida pelo próprio Governo do Estado, totalmente treinada em português e voltada para agilizar o atendimento público.

Para usar, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 0800 086 0190 pelo WhatsApp. O sistema solicita informações como descrição do fato, local, data, envolvidos e objetos relacionados. Com base nessas informações, a inteligência artificial gera automaticamente um boletim de ocorrência em PDF e envia o documento pelo próprio aplicativo.

Além dos BOs, o BO Fácil também oferece outros dois serviços:

  • Atendimento 190: canal direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com envio de localização em tempo real.
     
  • Denúncia anônima: o cidadão pode relatar crimes de forma sigilosa, sem identificação.
     
  • Foco em inovação e serviços digitais

O governador também ressaltou que o uso de tecnologia tem sido uma prioridade de sua gestão, com ferramentas como o Piauí Saúde Digital e o protocolo de roubo de celulares, já adotado por mais de 20 estados.

“O Amazonas contratou a Etipi para implementar o Amazonas Saúde Digital. O Piauí é hoje o estado mais digital do Brasil e também o que mais exporta soluções tecnológicas para o restante do país”, destacou Rafael Fonteles.

Comente