Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Fernando Lima convoca novos nomes para depor na CPI do Lixo em Teresina

Fernando Lima destacou que a ampliação da lista de depoentes é fundamental para o avanço
Redação

À frente das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, o vereador Fernando Lima (PDT) anunciou, nesta segunda-feira (11), a convocação de novos nomes para prestar esclarecimentos sobre as contratações emergenciais da coleta de resíduos sólidos em Teresina, realizadas entre 2021 e 2024.

A decisão foi tomada durante reunião no Plenarinho da Câmara Municipal e inclui ex-superintendentes de SAADs, ex-secretários municipais e vereadores que ocuparam funções estratégicas na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.
Entre os convocados, estão o vice-prefeito e presidente da Câmara, Jeová Alencar, que já esteve à frente da SAAD Sul.

Foto: Reprodução/ ASCOMFernando Lima convoca novos nomes para depor na CPI do Lixo em Teresina
Fernando Lima convoca novos nomes para depor na CPI do Lixo em Teresina

Já os vereadores Juca Alves (PRD), ex-superintendente da SAAD Sul; Roncalli (PRD), ex-superintendente da SAAD Centro; Daniel Carvalho (MDB), ex-superintendente da SAAD Norte; e James Guerra (Avante), ex-secretário da SEMDUH, serão convidados para contribuir. 

Fernando Lima destacou que a ampliação da lista de depoentes é fundamental para o avanço das apurações:

“O nosso papel é aprofundar as investigações de forma transparente. Vamos convocar todos os ex-gestores das antigas SAADs e convidar os parlamentares que passaram por essas funções para contribuir com os esclarecimentos. É essencial ouvir quem esteve à frente das decisões que hoje estão sob análise da comissão".

Além dos nomes já anunciados, o relator da CPI também determinou a convocação de representantes do Tribunal de Contas do Estado, para explicar a suspensão de processos licitatórios, e do setor jurídico da SEMDUH, além do procurador-geral do município, Ricardo Martins.

Segundo Fernando Lima, o objetivo central da CPI é criar condições para que Teresina volte a contar com licitações regulares no setor de limpeza urbana.

“Queremos chegar a um modelo que dispense a necessidade de contratos emergenciais e assegure à população um serviço de coleta eficiente, com mais transparência e menos custos”, afirmou.

As próximas oitivas serão definidas nos próximos dias e terão acompanhamento da imprensa e da população.

Comente