Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Rafael Fonteles lidera com 83,54% dos votos válidos para governo, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto GP1 indica ampla vantagem do governador sobre os principais adversários
Redação

O Instituto GP1 divulgou, nesta quinta-feira (12/06), uma nova pesquisa de intenções de voto para o Governo do Piauí. O atual governador, Rafael Fonteles (PT), aparece com ampla vantagem sobre os principais adversários, Margarete Coelho (PP) e Mainha (PL), tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.

Foto: ReproduçãoRafael Fonteles lidera com 83,54% dos votos válidos para governo, aponta pesquisa
Rafael Fonteles lidera com 83,54% dos votos válidos para governo, aponta pesquisa

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Rafael Fonteles lidera com 60,50% das intenções de voto. Margarete Coelho aparece com 6,42% e Mainha com 5,50%. Os eleitores que não souberam ou não quiseram responder somaram 14,33%, enquanto 13,25% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados.

Quando considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Rafael Fonteles atinge 83,54% das intenções de voto. Margarete Coelho registra 8,86% e Mainha, 7,60%.

Foto: GP1Votos válidos
Votos válidos

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados indicam seus preferidos sem apresentação de nomes, Rafael Fonteles também lidera, com 25,83%. O ex-presidente Lula aparece em segundo lugar, com 0,83%, seguido por Wellington Dias (0,75%), Mainha (0,58%), Margarete Coelho (0,42%) e Sílvio Mendes (0,33%). Também foram citados Marcelo Castro, Marcelo Maranhense, Ciro Nogueira, Dr. Gleison, Zema, Ciro Gomes e Nilton, cada um com 0,08%. A maioria dos entrevistados não soube ou preferiu não responder, totalizando 68,35%, enquanto 2,18% disseram que votariam em branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto GP1 entre os dias 3 e 8 de junho em 108 municípios de todas as regiões do Piauí. Foram ouvidos 1.200 eleitores com 16 anos ou mais, seguindo cotas de sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar. O levantamento tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A responsável técnica é a estatística Thaynara Thalessa Araújo.

Comente