Docente de Arquitetura e Urbanismo obtém o 1º lugar na categoria Design Piauiense
O professor Aloísio Evangelista foi contemplado no Prêmio CASACOR Piauí 2025O setor da Arquitetura e Urbanismo ainda mantém importantes impactos na sociedade. Isso porque os processos de projeção e construção cada vez mais têm estado em diálogos e alinhamentos com as novas maneiras de morar, sobretudo ao pensar o meio ambiente, sustentabilidade e valorizações de aspectos regionais, que são únicos e fundamentais para estimular identidades. Em sinergia com isso, recentemente o professor de arquitetura e urbanismo Aloísio Evangelista, da Unifacid Wyden, conquistou a 1ª colocação na categoria ambientes que melhor fizeram uso do Design Piauiense no prêmio CASACOR Piauí 2025.

Nessa edição, o docente Aloísio participou pela segunda vez da mostra e, dessa vez, assinou o ambiente Casa Delta Sebrae, com o qual recebeu a premiação. Com relação à categoria, o objetivo da mesma era estimular o uso consciente e com sentido do Design Piauiense por meio de móveis e/ou luminárias, objetos, desenhados e produzidos no Piauí pelo próprio profissional ou terceiros. Em muitas dimensões, a conquista representa a dedicação e cuidado em projetar ambientes que pensem o regional em alinhamento com a beleza, sofisticação e cultura.
Para Aloísio, o prêmio é um dos reconhecimentos que a exposição se preocupa em simbolizar aos profissionais que se dedicaram à realização de uma segunda edição do evento na capital do Piauí. A respeito das inspirações do seu ambiente, compartilha que fez um tour especial pelo litoral piauiense, principalmente no Delta do Parnaíba, em busca de referências importantes e, dessa forma, desenvolver o ambiente que foi premiado. “A grande sensação do meu espaço na CASACOR Piauí 2025 foi a revoada de guarás, que foi a minha grande inspiração, porque foi uma das minhas memórias afetivas do passeio que fiz ao Delta. Na execução do ambiente, tive a grande colaboração de artistas piauienses com peças e sugestões”, reconhece o trabalho coletivo.

Além disso, o professor ressalta que estar presente em uma mostra como a CASACOR Piauí ao mesmo tempo em que tem contato com alunos e futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho proporciona um ganho mútuo no processo de ensino-aprendizagem. “Na sala de aula, sempre estimulamos um olhar para o local, o regional e a valorização de nossas nuances e singularidades. Executar isso na prática, em um evento importante, e receber o reconhecimento desse trabalho, também mostra aos alunos que é possível ser original, regional e muito sofisticado. São diversos estímulos favoráveis à formação”, afirma Aloísio.
Ambiente se inspirou no Delta do Parnaíba e recebeu premiação
O espaço Casa Delta foi uma homenagem a um dos maiores patrimônios naturais do Piauí: o Delta do Parnaíba. Durante os dias que exposição aconteceu, ao entrar no espaço o visitante foi recebido por uma revoada de pássaros guarás, aves características da região, que se deslocam entre as ilhas do Delta ao entardecer. Além disso, uma grande mesa na cor azul Klein foi o centro do jantar, abraçada por cortinas em linho cru e cercada por bancos produzidos por artistas piauienses. O piso e as paredes em tons off White trouxeram leveza e serviram de palco para o seu grande protagonista: o artesanato produzido no litoral. A Casa Delta também recebeu com exclusividade obras dos consagrados artistas piauienses Hudson Melo, Áureo Tupinambá e Kalina Rameiro.