Trump acompanha de perto cúpula do Brics e ameaça novas tarifas
Casa Branca confirma que presidente dos EUA monitora reunião e alerta para tarifas a países aliadosO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhou de perto a cúpula do Brics realizada no Brasil, segundo informou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. Durante uma coletiva nesta segunda-feira (07/07), ela destacou que Trump fez declarações pessoais sobre o evento, reforçando a atenção dos EUA ao bloco.

No início deste ano, Trump já havia ameaçado aplicar tarifas de até 100% aos países membros do Brics que não respeitassem os interesses comerciais norte-americanos. O bloco discute, há anos, a criação de uma moeda comum para reduzir a dependência do dólar nas negociações internacionais.
Na última declaração, Trump afirmou que pretende taxar em 10% qualquer país que se alinhe às “políticas antiamericanas do Brics”. A Casa Branca acusa o grupo de tentar “minar os interesses dos Estados Unidos”, o que, segundo Leavitt, “não é aceitável”.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania dos países do Brics e criticou a postura de Trump, afirmando que o mundo não precisa de um “imperador”. As tensões refletem disputas geopolíticas no cenário global atual.