Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Teresina registra alta concentração de raios durante chuva inesperada

Episódio de instabilidade atmosférica incomum para o mês de agosto
Redação

A capital piauiense foi surpreendida na tarde desta segunda-feira (11/08) por um episódio de instabilidade atmosférica incomum para o mês de agosto, marcado por chuva em diversos pontos e uma alta concentração de descargas elétricas.

Foto: Werton CostaRaios em Teresina
Raios em Teresina

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a instabilidade já vinha sendo observada desde as primeiras horas do dia em regiões ao Leste e Sudeste de Teresina, e também em outros pontos do estado.

“Temos muita umidade vindo da costa leste nordestina, especialmente da região potiguar, pernambucana e do Recôncavo. Quando essa umidade chega e encontra temperaturas mais elevadas, se forma a chuva. Hoje tivemos precipitações em várias áreas do Piauí, desde a faixa litorânea, passando pelo Vale do Longá, território dos Carnaubais, Vale do Sambito, até a região dos rios Itaueiras e Piauí. É um corredor de umidade extenso no sentido norte-sul, provocando bastante precipitação e descargas elétricas”, explicou.

Werton destacou ainda que a previsão, já apontada pelo Ministério da Agricultura e pelo CEMADEN, indicava a possibilidade de instabilidades provocarem chuvas de pequena intensidade, mas acompanhadas de risco elevado de raios.

O fenômeno, segundo ele, está ligado a fatores termodinâmicos locais associados ao deslocamento de um canal de umidade vindo da costa Leste. “O tempo instável com nuvens carregadas e eletricamente ativas sobre a capital e sua região metropolitana não é algo comum em agosto. É preciso que a população mantenha cuidados redobrados com raios nas próximas horas”, alertou.

A Defesa Civil reforça que, em casos de tempestades com raios, a recomendação é buscar abrigo seguro, evitar áreas abertas e não se aproximar de árvores ou estruturas metálicas.

VEJA O VÍDEO:

Comente