Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Moradores denunciam que estão há dias sem água e energia na cidade de Paulistana

Na manhã desta quinta-feira (28/12), os moradores da cidade prostetaram

O que os moradores da cidade de Paulistana desejam para o ano de 2024 é água e energia de qualidade. Isso porque durante todo o ano de 2023, o serviço essencial oferecido a população deixou muito a desejar. Sem água há três dias, Maria Rozely, entrou em contato com o Conecta Piauí, para denunciar o fato.

A servidora pública Maria Rozely, que foi passar as festas de fim de ano com a família destacou para nossa reportagem, que na cidade há uma bomba que puxa a água dos reservatórios para fazer a distribuição para a população, mas essa bomba sempre quebra e não tem outra para substituir, deixando a população sem o abastecimento de água até que a bomba seja concertada.

Foto: Conecta PiauíFalta de água
Falta de água

“O problema da água em Paulistana tem um problema base, que é o chamado aqui, que todo mundo sabe, que é a bomba, a bomba d'água. É a bomba que faz a pressão que puxa a água dos reservatórios para fazer a distribuição para a população. Só tem uma bomba, e aí, quando essa bomba dá algum problema, que ela queima ou dá qualquer problema na bomba, não tem outra para substituir, então fica a cidade sem água até resolver o problema da bomba”, disse.

A paulistanense destacou que chegou na cidade no dia 25 de dezembro para passar o natal e réveillon com a família, e foi informada que não tinha água há mais de cinco dias, pois a bomba estava queimada.

“Aí quando consertaram a bomba teve um problema na energia, na equatorial, ou seja, a energia não estava dando conta para puxar a água e fazer a distribuição, aí primeiro faltou energia depois a energia ficava só oscilando e aquela energia fraquinha”, disse Rozely.

Na última terça-feira (26/12) uma chuva com forte ventania assustou moradores e causou prejuízos na cidade. Os fortes ventos derrubaram três postes, deixando a cidade totalmente sem energia.

“E para completar, a cidade que já vinha sofrendo com a falta d'água ficou sem energia, quando a energia foi restabelecida, que foi mais ou menos umas 24 horas depois que foi restabelecida em algumas regiões da cidade, outras onde foram esses três postes, que do bairro Lagoa, demorou mais horas para restabelecer”, disse.

Cansados da situação, na manhã desta quinta-feira (28/12) os moradores da cidade foram para a frente da equatorial fazer um protesto. A Polícia Militar foi acionada para conter os moradores que estavam indignados com a realidade.  

Foto: ReproduçãoMoradores de Paulistana protestam pela falta de energia
Moradores de Paulistana protestam pela falta de energia

“Ninguém aguenta mais, isso aqui é rotina é Paulistana, são serviços essenciais que a Promotoria de Justiça deveria está acionando essas empresas que são concessionárias de serviço público na cidade e que não estão atendendo com a qualidade que se comprometeram e se responsabilizaram para tal”, disse.

A moradora da cidade Maria Salete, pontuou ao Conecta Piauí que a Prefeitura Municipal de Paulistana não deu nenhuma assistência aos moradores.

“E aí os moradores de todos os bairros da cidade se juntaram e foram fazer uma manifestação. Por quê? Ninguém toma providência. O prefeito não faz nada, porque na casa dele bota o carro pipa da prefeitura. Na casa dele é onde ele está morando aqui, numa chácara alugada, não falta água. O problema até é aí. Ele não faz nada, nada, nada. E os vereadores já pediram que cansaram. E a Agespisa de Teresina não manda nada. Aqui só tem dois funcionários da Agespisa. O resto são todos terceirizados, que vivem com o salário atrasado. E aí os coitados não têm voz ativa”, disse.

Nas redes sociais e grupos do whatsapp, os moradores estão publicando imagens de revolta e pedindo que o ano de 2024, água e energia sejam de qualidade na cidade. 

Foto: Reprodução/Diário do ItaimOs moradores da cidade de Paulistana desejam para o ano de 2024 é água e energia de qualidade
Os moradores da cidade de Paulistana desejam para o ano de 2024 água e energia de qualidade

 A Equatorial Piauí encaminhou uma nota, confira na íntegra: 

Nota de Esclarecimento - Paulistana

A Equatorial Piauí informa que enviou uma equipe ao bairro Santo Antônio, em Paulistana, para uma análise detalhada da rede elétrica que atende a região. No local, foi constatado que um elevado número de ligações irregulares, as gambiarras, está impactando o fornecimento de energia.

Para um fornecimento de energia com mais qualidade e segurança, será preparado um projeto para posterior instalação de mais um transformador.

A distribuidora ressalta ainda que as gambiarras impactam no fornecimento de energia e podem ocasionar acidentes, além de serem consideradas crime (furto de energia), conforme Art. 155, § 3º, do Código Penal.

Comente