Governo do Piauí lança nova identidade funcional para servidores públicos
Nesta primeira fase, a carteira será destinada aos servidores da Polícia Civil e Polícia MilitarO Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (17), a nova Carteira de Identidade Funcional dos servidores públicos estaduais. O documento, que será emitido nas versões física e digital com validade em todo o território nacional, representa mais um passo na digitalização e padronização do serviço público.

O lançamento aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em Teresina, com a presença de autoridades, representantes das forças de segurança e técnicos envolvidos no projeto. Nesta primeira fase, a carteira será destinada aos servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. A proposta é estender a emissão para os demais servidores estaduais nas próximas etapas.
A nova identidade funcional é integrada à base da Carteira de Identidade Nacional e conta com QR Code para validação rápida e segura, o que deve facilitar abordagens, operações e a identificação em atividades oficiais.
Durante o evento, o secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou que a medida acompanha o processo de transformação digital do Estado. “Estamos avançando na padronização da identificação dos servidores, começando pelas forças de segurança. Esse é um passo importante e que futuramente também poderá beneficiar sindicatos, associações e outras categorias”, afirmou.
O diretor do Instituto de Biometria Forense, Juarez Carvalho, reforçou que a carteira funcional será emitida a partir da identidade civil, com dados profissionais integrados. “A proposta garante confiabilidade e agilidade na identificação dos servidores durante o trabalho. Cada órgão interessado deve formalizar o pedido junto ao Instituto para emissão dos documentos”, explicou.
A nova carteira funcional é mais uma iniciativa do Governo do Estado voltada à modernização administrativa e à valorização dos servidores.