Governo do Piauí lança campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
Iniciativa da Sasc integra o Junho Violeta e alerta para o abandono familiar enfrentado por idososO Governo do Estado do Piauí lançou, nesta semana, a campanha “Pessoas Idosas: Órfãs de Filhos Vivos”, voltada ao combate da violência contra idosos, especialmente aquela que ocorre dentro do próprio ambiente familiar. A ação é coordenada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e faz parte do movimento nacional Junho Violeta, que tem como foco a conscientização sobre os direitos da população idosa.

A superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, destaca que a campanha busca sensibilizar as famílias e a sociedade sobre a importância do respeito e cuidado com os idosos. “Estamos falando de uma violência silenciosa, muitas vezes praticada por filhos e netos. O abandono tem se tornado uma triste realidade para muitos idosos no Piauí”, afirma.
Com vídeos e peças publicitárias sendo divulgados nas redes sociais dos órgãos estaduais, a campanha traz uma mensagem direta: “Cuidar dos nossos idosos é uma responsabilidade que começa dentro de casa”. O objetivo é provocar reflexão e engajamento das famílias piauienses, além de reforçar os canais de denúncia e os serviços de apoio à pessoa idosa.
Gilvana reforça que os números são alarmantes e que há registro crescente de casos de violência, inclusive psicológica e financeira. “As estatísticas apontam também para o aumento de suicídios entre a população idosa, o que é extremamente preocupante. Por isso, o trabalho de conscientização precisa ser permanente”, alerta.
Durante o mês de junho, diversas ações devem ocorrer em todo o estado, com foco na valorização, proteção e fortalecimento dos direitos das pessoas idosas.