Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governador anuncia redução histórica da espera por cirurgias eletivas no Piauí

Nos próximos dias o estado vai bater a meta de menos de 60 dias no tempo de espera para as cirurgias
Redação

Durante agenda no município de Uruçuí, neste sábado (30/08), o governador Rafael Fonteles destacou avanços significativos na área da saúde pública do Piauí, especialmente na redução do tempo médio de espera por cirurgias eletivas. O anúncio ocorreu durante visita técnica às obras do Centro de Parto Normal (CPN) e da Central de Diagnóstico, em fase de construção no município.

Foto: Conecta PiauíGovernador anuncia redução histórica da espera por cirurgias eletivas no Piauí
Governador anuncia redução histórica da espera por cirurgias eletivas no Piauí

Segundo o governador, a ampliação da rede de exames de alta complexidade e a integração dos serviços por meio do programa Piauí Saúde Digital têm sido fundamentais para garantir mais agilidade no sistema. “A gente instalou já essa Central de Diagnóstico, por exemplo, em Paulistana, e já colocamos a tomografia dentro do Hospital Deolindo Couto em Oeiras. Então, só para você ter uma noção da dimensão, são mais de mil tomografias por mês feitas nessas centrais totalmente gratuitas”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o impacto que essa estratégia trouxe para diferentes regiões do estado. “Você imagina um exame de alto padrão, a tomografia, que revolucionou lá no Vale do Itaim, em Paulistana, e lá no Vale do Canindé, em Oeiras. A mesma coisa a gente vai ver aqui em Uruçuí. Você imagina, você ter mais de mil, estou falando só de um tipo de exame, que é um exame completo, tomografias gratuitas aqui. A mesma coisa, a raio-x, serão milhares por mês, ultrassom também. Então, vai realmente tirar um tempo de espera enorme que as pessoas têm hoje para conseguir um exame.”

Fonteles explicou que a política de saúde digital, que alia centrais de diagnóstico à telessaúde nas unidades básicas, tem permitido otimizar fluxos e liberar hospitais para procedimentos mais complexos. “Esse modelo é o modelo campeão e termina com os hospitais tendo maior capacidade de cirurgias. Então nós estamos muito próximos de comemorar a meta batida de menos de 60 dias de tempo médio por cirurgias eletivas em todo o Piauí. Nós estamos ali na casa de 63, então acho que na próxima semana ou na seguinte, a gente vai bater esse recorde histórico”, afirmou.

O governador frisou que esse será um marco inédito para a rede pública estadual. “Você imagina, na rede pública, o tempo médio de espera por uma cirurgia eletiva, qualquer que seja ela, ser menos de 60 dias. Isso só é possível porque toda a cadeia anterior está funcionando melhor”, completou.

Comente