Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Embarcação com ativistas rumo a Gaza é cercada por israelenses no Mediterrâneo

Grupo humanitário denuncia cerco em águas internacionais a caminho da Faixa de Gaza
Redação

A embarcação Madleen, que carrega uma missão humanitária com destino à Faixa de Gaza, foi cercada por navios não identificados neste domingo (8), em pleno mar Mediterrâneo. A informação foi confirmada pelo ativista brasileiro Thiago Ávila, um dos 12 tripulantes a bordo da missão, que divulgou vídeos nas redes sociais relatando momentos de tensão e alerta.

Foto: ReproduçãoEmbarcação com ativistas rumo a Gaza é cercada  por israelenses no Mediterrâneo
Embarcação com ativistas rumo a Gaza é cercada por israelenses no Mediterrâneo

Segundo Thiago, alarmes de emergência foram acionados e os coletes salva-vidas foram distribuídos entre os passageiros como medida preventiva. Entre os ativistas estão nomes conhecidos internacionalmente, como a sueca Greta Thunberg e a francesa Rima Hassan, que também registraram o momento em que os sinais sonoros foram ouvidos.

A missão partiu da Itália no último dia 1º de junho com o objetivo de romper o bloqueio marítimo imposto por Israel e levar ajuda humanitária ao povo palestino, que enfrenta uma grave crise humanitária na região de Gaza. O grupo afirma estar navegando em águas internacionais, com destino às águas territoriais palestinas.

Mais cedo, o ativista brasileiro respondeu publicamente ao ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusando o governo israelense de planejar um "crime de guerra" caso tentasse interceptar ou impedir a chegada da ajuda humanitária.

Comente