Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Desembargador aposentado Aldemar Soares de Lima morre aos 89 anos

Magistrado, natural de Pimenteiras, deixa um legado de contribuição ao Judiciário piauiense

Faleceu neste domingo (08), aos 89 anos, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Aldemar Soares de Lima. A causa da morte não foi divulgada. O magistrado, natural de Pimenteiras, deixa um legado de contribuição ao Judiciário piauiense e à educação no estado.

Foto: ReproduçãoDesembargador aposentado Aldemar Soares de Lima morre aos 89 anos
Desembargador aposentado Aldemar Soares de Lima morre aos 89 anos

Ao longo da carreira, Aldemar Soares atuou em diversas funções públicas. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí, também serviu ao Exército Brasileiro e lecionou as disciplinas de Português e Geografia em cidades como Elesbão Veloso, Batalha, Piracuruca e Teresina.

Iniciou sua trajetória jurídica como promotor público de 1ª Categoria em Elesbão Veloso. Na magistratura, foi juiz adjunto da 1ª Zona Judiciária em Piripiri, passando também pelas comarcas de Corrente, Batalha, Piracuruca, Parnaíba e Teresina. Exerceu ainda o cargo de juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), além de atuar como professor na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e na Escola Superior da Magistratura do Estado.

Aldemar Soares foi promovido a desembargador em junho de 1997 e se aposentou em dezembro de 2005. Também ocupou a função de Corregedor-Geral da Justiça do Estado.

O presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, manifestou pesar pela perda:

“Magistrado de destacada trajetória no Judiciário piauiense, o desembargador Aldemar Soares Lima exerceu com dedicação e compromisso a missão de promover a Justiça. Neste momento de dor e consternação, o Tribunal solidariza-se com os familiares, amigos e toda a magistratura piauiense, rendendo homenagens à sua memória e aos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e à sociedade”, escreveu em nota oficial.

Comente