Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

III Etapa do Circuito de Xadrez promove o desenvolvimento cognitivo em Teresina

Jogo traz benefícios para crianças que praticam o esporte, como estpimulo do raciocínio lógico
Redação

Na manhã desta sexta-feira (17/11), a Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu a III Etapa do Circuito de Xadrez da rede de ensino. O jogo de oferece uma variedade de benefícios para crianças que praticam o esporte, como promover o desenvolvimento cognitivo, estimular o raciocínio lógico, aprimorar o planejamento estratégico e a resolução de problemas.

A III etapa da edição de 2023 do Circuito de Xadrez foi realizada no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), localizado no bairro Marquês. O evento contou com a participação de quase 100 alunos da Rede. A prática do esporte foi implantada e tem sido desenvolvida nas escolas da Semec, visando colaborar com o estudo matemático, concentração e atenção das crianças. Além disso, o hábito constante do jogo também desenvolve habilidades sociais, ensinando respeito às regras, promovendo a competição saudável e ajudando na construção de relações interpessoais.

Foto: ReproduçãoCircuito de Xadrez
Circuito de Xadrez

O Campeonato é realizado por etapas durante o ano, com sistema de pontuação e eliminação direta. O vencedor de cada escola avança etapa por etapa até chegar à grande final que ocorrerá em dezembro. A competição foi arbitrada por Júlio da Silva, da Federação Piauiense de Xadrez (FPX), que destacou que o papel do árbitro no jogo é principalmente para esclarecer dúvidas, já que o enxadrista tem total autonomia durante a partida. “O xadrez, sendo um esporte de cavalheiros, dá ao jogador a responsabilidade sobre as regras. Alguns aspectos, como o tempo de jogo, são estabelecidos previamente, mas o árbitro pode intervir durante a partida para garantir o cumprimento das regras, como manter o silêncio”, explica.

CAMPEÃ NACIONAL PARTICIPA DO TORNEIO

Atual campeã dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 na modalidade Xadrez disputado em Brasília, Maria Eduarda dos Santos esteve disputando a III Etapa pela Escola Municipal Mário Faustino. A aluna, que foi destaque nacional pela Rede Municipal de Ensino, falou que ainda sente o nervosismo mesmo depois da medalha de ouro.

“O nervosismo e a ansiedade são os mesmos, tanto nas competições municipais, estaduais e nacionais. Além disso, o xadrez me ensinou a analisar mais as situações, pensar rápido, sem falar que me proporcionou uma viagem que, se não fosse pela Semec, eu acho que eu nunca conseguiria fazer na minha vida. Sou muito grata pelas oportunidades”, ressalta.

A Gerência de Assistência ao Educando (GAE) forneceu lanche para os alunos durante o intervalo entre as partidas. Os participantes puderam se alimentar com os colegas enquanto aguardavam o início de outras rodadas. A técnica da Divisão de Esportes da Semec, Rosana Leal, enfatizou a importância do Setor de Transporte para o evento de xadrez. Ela mencionou que anteriormente enfrentavam dificuldades em levar os alunos, especialmente aqueles da zona Rural, para o local do evento, mas a gestão atual tem facilitado esse processo, possibilitando o transporte direto dos alunos da escola para o Centro de Formação.

Ao todo, serão três premiações de medalha para primeiro, segundo e terceiro lugar, nas categorias disputadas durante o circuito: masculino e feminino mirim de 10 a 11 anos, e a infantil, que é de 12 a 14 anos.

Foto: ReproduçãoCircuito de Xadrez
Circuito de Xadrez

Tópicos

Comente