Nove piauienses são declarados campeões do Festival de Xadrez nesse domingo (02)
Evento consagra vencedores de cada categoria como campeões piauienses de xadrezO Festival Piauiense de Xadrez - Memorial Arthur Galvão, que aconteceu na tarde desse domingo (02/07), no Hotel Blue Tree Towers, teve nove campeões piauienses de xadrez. O evento, que contou com presença de líderes políticos, foi organizado pela Federação Piauiense de Xadrez, com apoio do Governo do Estado do Piauí. No total foram 122 inscritos vindos de 11 municípios para competir nas categorias sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e feminino absoluto, onde qualquer mulherer pode competir sem restrição de idade.
Os competidores que vieram a Teresina para participar do Festival são dos municípios de Altos, Cajueiro da Praia, Espereantina, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Picos, São João do Piauí, Vila Nova, Timon e Caxias. O campeão de cada categoria se consagra como campeão piauiense de xadrez. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da federação.

O presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos Sales, disse que nesses espaços são revelados os talentos que representarão o Piauí no futuro. "O Festival traz jogadores que, muitas vezes, nunca participaram de uma competição desse porte e estar aqui vai motivá-la a continuar no esporte. E é nesses espaços são revelados os talentos que representarão o Piauí no futuro", completou.
O jogador Franciel de Almeida, de 16 anos, veio de Parnaíba para competir. O jovem começou a jogar xadrez ainda na infância, incentivado por seu irmão mais velho. Foi a primeira vez que Franciel participou de uma competição estadual. Ele já esteve em outros campeonatos e afirmou que a prática do xadrez tem proporcionando melhoras individuais e novas experiências.
"Nunca havia saído de Parnaíba e, graças ao xadrez, estou tendo a oportunidade de estar aqui em Teresina. Além disso, é um esporte que sinto prazer em praticar e que me ajudou a trabalhar tanto no meu aspecto emocional quanto intelectual", afirma o estudante.

Ao final da competição, nove campeões foram declarados:
Feminino absoluto: Jéssica Chaves Magalhães
Sub-10 feminino: Giuliana Freire Rodrigues
Sub-12 feminino: Larissa dos Santos Pinto
Sub-14 feminino: Paloma Aragão Gaspar
Sub-16 feminino: Maria Clara Silva Macedo
Sub-10 masculino: André Boden Diniz
Sub-12 masculino: Bernardo Caio Carvalho e Silva
Sub-14 masculino: Samuel Caio Lima Veloso
Sub-16 masculino: José Gabriel Ribeiro Gomes da Silva

O secretário de Educação, Washington Bandeira, esteve presente no evento. Em entrevista ao Conecta Piauí ele disse que a ideia é levar o xadrez de modo mais fortalecido para as escolas, massificando o ensino e a prática do jogo.
"Aqui é um evento que serve como inspiração para que possamos fazer isso o mais breve possível. Já implementamos o xadrez em 104 escolas de tempo integral à nova matriz curricular como prática esportiva. Desejamos avançar e, assim que conseguirmos inseri-lo de forma mais massificada como esporte, queremos incluí-lo como uma disciplina", concluiu. Bandeira afirmou que essa é uma meta a ser atingida até o final de sua gestão.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Enzo Samuel (PDT), e do deputado Fábio Novo (PT). O petista se colocou à disposição como parlamentar e prometeu ajudar na realização de próximas edições do festival assim que a Federação obtiver um Título de Utilidade Pública.
"Estou me colocando à disposição para ajudar porque o xadrez é algo em que acredito. Para a Federação receber verba através de uma emenda parlamentar, é necessário possuir o Título.", explicou o deputado ao Conecta Piauí.
