Seduc inaugura laboratório com foco em dados e inteligência artificial
Iniciativa visa fortalecer o aprendizado e reduzir a evasão nas Escolas estaduaisA Secretaria de Estado da Educação do Piauí lançou, nesta quarta-feira (02/07), o Laboratório de Dados Educacionais, iniciativa que integra inteligência artificial, análise de dados e políticas públicas com o objetivo de combater a evasão escolar e melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual. O lançamento ocorreu durante o evento “A Revolução Educacional do Piauí: uma gestão baseada em dados e evidências”, realizado no auditório do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressalta a importância da tecnologia na prevenção da evasão escolar. “Toda boa gestão começa pelo conhecimento dos dados. A partir de informações como frequência, notas e estrutura das Escolas, conseguimos planejar melhor as ações e tomar decisões assertivas. É isso que estamos fazendo com o Laboratório de Dados Educacionais da Seduc”, afirma.
Segundo o gestor, a ferramenta já vem sendo utilizada e permite um acompanhamento detalhado da realidade da rede estadual. “Com base nesses dados, conseguimos identificar os alunos com risco de evasão e realizar uma busca ativa, envolvendo professores, coordenadores e diretores. É uma gestão de vanguarda, que gera eficiência e resultados reais para a Educação pública do Piauí”, explica.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), Ellen Gera, destaca a integração entre tecnologia e educação promovida pelo Governo do Estado. “O governador Rafael Fonteles, na sua palestra sobre desenvolvimento sustentável a longo prazo do Piauí, destacou que ele iria implementar um super choque educacional e tecnológico, e ele tem feito isso. Ele tem desenvolvido todas as áreas por meio da tecnologia, não à toa ele criou uma secretaria de inteligência artificial para cuidar dessa orquestração da pauta da IA dentro do governo, transformou a antiga autarquia ATI em uma estatal de tecnologia, que no caso é a ETIPI, para que a gente possa estar o mais próximo possível do estado da arte da tecnologia, e junto com o secretário Washington Bandeira, tem colocado a IA de forma obrigatória no currículo do ensino médio", diz.

Uma das maiores conquistas do Piauí nos últimos anos foi a universalização das Escolas de Tempo Integral, que passaram de 96 unidades em 2022 para 512 em 2025.
O laboratório é parte de uma nova política educacional implantada no estado, que tem como base o uso de evidências concretas e tecnologia para ampliar oportunidades, combater desigualdades e promover uma educação pública de qualidade.
O evento reúne mais de 300 participantes, entre eles representantes do Ministério da Educação (MEC), PNUD/ONU, Instituto Unibanco, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Sonho Grande, Gestores Estaduais e Municipais, além de Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil inteiro.
Piauí vira referência nacional
A experiência do Piauí tem chamado a atenção de instituições internacionais que veem no modelo um exemplo escalável para outras regiões do Brasil e até da América Latina.
“Estamos mostrando que é possível revolucionar a escola pública com inteligência, planejamento e escuta ativa. Governar com dados é governar com justiça e impacto real na vida dos estudantes”, destaca Washington Bandeira.
Durante o evento, os participantes poderão acompanhar painéis, rodas de conversa e apresentações de experiências práticas sobre:
- Educação em tempo integral;
- Uso da IA para personalizar o acompanhamento de alunos;
- Boas práticas de gestão com base em dados;
O laboratório também desenvolve ferramentas para que professores, gestores escolares e equipes técnicas possam monitorar em tempo real a situação das escolas, acompanhar a aprendizagem e antecipar soluções.