Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

IBGE: inflação em abril é de 0,61%, influenciada pela alta de remédios

Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta
Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (12/05) que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma variação de 0,61% em abril, apresentando uma queda de 0,10 ponto percentual em relação a março (0,71%). A inflação acumulada no ano é de 2,72%, enquanto nos últimos 12 meses é de 4,18%. Comparado a abril do ano passado, o índice teve uma variação menor, sendo de 1,06% em 2020.

Foto: Jefferson Rudy/ Agência SenadoTodos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta
Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta

Os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta, sendo que o grupo de Saúde e cuidados pessoais teve a maior variação (1,49%) e impacto no índice (0,19 p.p.). Essa alta foi influenciada pelo aumento nos preços dos produtos farmacêuticos, autorizado em março. O grupo de planos de saúde também teve alta de 1,20% devido à incorporação dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2022 a 2023.

O grupo de alimentação e bebidas também contribuiu para o resultado de abril, com uma aceleração de 0,05% em março para 0,71%. A alimentação no domicílio teve alta de 0,73%, após apresentar deflação no mês anterior (-0,14%). O grupo de transportes desacelerou em relação a março, tendo uma alta de 0,56% e contribuindo com 0,12 p.p. para o IPCA de abril. A queda dos preços dos combustíveis (-0,44%) impactou nessa desaceleração.

As passagens aéreas foram o subitem com maior impacto na inflação geral, com uma alta de 11,97% em abril, após uma queda de 5,32% em março. Em relação aos índices regionais, todas as áreas tiveram alta em abril, com destaque para Campo Grande (0,89%), pressionado pela energia elétrica residencial, e a menor variação registrada em Recife (0,16%), com influência das quedas nos preços da gasolina e conserto de automóvel.

Fonte: Agência Brasil

Tópicos

Comente