Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Werton Costa comemora resultado do Defesa Civil Alerta: 'O teste foi um sucesso'

Teste inédito de um sistema de alerta de emergência, promovido pela Defesa Civil do Piauí
Redação

Na tarde desta quinta-feira (14/06), moradores de Teresina, Uruçuí, Esperantina e Picos foram surpreendidos por um alerta sonoro em seus celulares. O susto, que rapidamente viralizou nas redes sociais e virou meme, fazia parte de um teste inédito de um sistema de alerta de emergência, promovido pela Defesa Civil do Piauí.

Foto: Conecta PiauíWerton Costa
Werton Costa

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, explicou que o objetivo do sistema é avisar a população sobre situações de risco, como enchentes, deslizamentos, incêndios e outros desastres naturais.

“E que susto, hein, teresinense? Mas é um susto do bem. Ontem, Teresina, Uruçuí, Esperantina e Picos participaram de um momento histórico em termos de política pública de defesa civil. Pela primeira vez, nós recebemos uma tecnologia avançada, típica de primeiro mundo, inspirada no Cell Broadcast Service, que usa seu celular para avisar a população que está em situação de risco”, destacou Werton.

Alerta gerou susto, mas é sinal de proteção
A ação, que surpreendeu quem estava em casa, no shopping ou em espaços públicos, deixou muitos assustados. Segundo o diretor, houve quem pensasse se tratar de uma situação de guerra, mas ele esclareceu que o sistema é, na verdade, uma ferramenta de paz e segurança.

“Muita gente se assustou, muita gente pensou: ‘olha a guerra’. Mas não, gente, não tem guerra. Esse é um sistema de paz, de segurança, que vem para trazer tranquilidade, para mobilizar a sociedade dentro de uma lógica de autoproteção e segurança coletiva”, explicou.

Foto: Print/Conecta PiauíAlerta teste da Defesa Civil
Alerta teste da Defesa Civil

Nem todos receberam e isso será corrigido
Werton Costa também comentou que alguns celulares, principalmente os modelos mais antigos ou que estavam em áreas rurais com sinal fraco, não receberam o alerta corretamente. O problema, segundo ele, será discutido com a Anatel para que o sistema seja aprimorado.

“Alguns celulares não receberam. Aqueles celulares mais antigos, que não tinham o sinal 4G ou 5G, ou que estavam mais afastados, próximos da área rural, não receberam o sinal com qualidade. Mas isso nós vamos verificar junto à Anatel, para aprimorar ainda mais”, afirmou.

O início de uma nova era na proteção civil do Piauí
O diretor destacou que, apesar das falhas pontuais, o teste foi um sucesso, especialmente pelo apoio dos meios de comunicação e pela participação da população.

“Foi dada a largada para que possamos melhorar o sistema, aprimorar nossa comunicação com a sociedade e fortalecer o trabalho das defesas civis, principalmente no interior, onde a política protetiva faz toda a diferença”, ressaltou.

Apesar da repercussão, o sistema de alerta será utilizado apenas em situações reais de risco iminente, como desastres naturais ou emergências que possam ameaçar vidas.

“Esse é um sistema que a gente só espera utilizar em situações gravíssimas, e que ele realmente contribua para a proteção do povo do Piauí”, finalizou Werton Costa.

VEJA O VÍDEO:

Comente