Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Street Piauí

Feira de Empreendedorismo

Conecta no Street Piauí: Maria Abigail destaca produção de rapadura em Boa Hora

São mais de 40 famílias trabalhando com rapadura, que trabalham desde o plantio à comercialização

A feira de empreendedorismo Street Piauí 2025 abriu suas portas no Parque da Cidadania, em Teresina, reunindo centenas de empreendedores e visitantes interessados em inovação e negócios. Com 50 espaços de exposição e 20 palestras voltadas à qualificação empreendedora, o evento trouxe desde produtos e serviços de empresários locais até atrações culturais e atividades para o público infantil. Uma das novidades deste ano foi a participação dos empresários kids, que mostram como a cultura empreendedora pode começar desde cedo.

Foto: Conecta PiauíMaria Abigail, representante da cooperativa de rapadura da cidade de Boa Hora
Maria Abigail, representante da cooperativa de rapadura da cidade de Boa Hora

Durante a feira, o Conecta Piauí marcou presença e conversou com alguns dos protagonistas do evento. Entre eles, entrevistamos Maria Abigail, representante da cooperativa de rapadura da cidade de Boa Hora. Maria conta que toda a produção é realizada no município e está tomando proporções maiores.

"Já produzimos para todo o Brasil, fazendo um grande negócio de investimento, tanto para nossa cidade quanto para outras cidades. São mais de 40 famílias trabalhando com rapadura. Plantamos cana-de-açúcar, produzimos a rapadura e nós mesmos vendemos. É muito forte ver que a participação das mulheres é intensa, não são somente os homens. Os homens atuam mais na parte de plantar, em alguma parte da produção, mas inclusive a cooperativa é presidida por minha mãe, que é uma mulher", comentam.

Abigail comentou ainda que, com a atuação da cooperativa na cidade, muitos jovens tem permanecido no município e ajudado a desenvolver a economia local.

"Muitos jovens desejam sair das pequenas cidades, mas atualmente observamos cada vez mais jovens permanecendo em suas cidades para ajudar suas famílias, continuar desenvolvendo os negócios familiares e promover melhorias. O governo tem nos apoiado significativamente. Temos projetos em parceria com o governo para comercializar produtos em grandes supermercados e exportar. Esse apoio tem sido fundamental. Os jovens estão liderando esses projetos", explica.

Veja a entrevista completa:

Comente