SSP realiza ação educativa contra comércio ilegal de joias no Centro de Teresina
A iniciativa busca combater a receptação e o comércio ilegal de joias roubadas ou furtadas no estadoA Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), promoveu nesta quarta-feira (09/07) uma ação de conscientização no Shopping da Cidade, região central de Teresina, como parte da Operação Ouro Sujo. A iniciativa busca combater a receptação e o comércio ilegal de joias roubadas ou furtadas no estado.

Durante a ação, agentes distribuíram panfletos, utilizaram o sistema de rádio do shopping para transmitir mensagens educativas e orientaram comerciantes e frequentadores sobre os riscos e implicações legais do comércio de itens de procedência duvidosa. Também foram reforçadas orientações sobre a importância de verificar a origem dos produtos adquiridos e sobre como denunciar atividades suspeitas.

De acordo com o superintendente Matheus Zanatta, o objetivo principal é interromper o ciclo de violência alimentado por crimes patrimoniais como roubos e furtos de joias. Ele destacou que a receptação desses materiais, além de ser crime, financia outros delitos graves.
"Ação diferente, não é uma ação repressiva, mas uma ação de conscientização educativa. Viemos aqui no Shopping da Cidade, uma parceria com os administradores do Shopping da Cidade, para conscientizar o pessoal a não comprar ouro de procedência duvidosa, sob pena desse pessoal ser responsabilizado, estar alimentando furto e roubo de ouro e até mesmo a prática de outros crimes mais graves, como por exemplo o latrocínio", abordou.

A atividade contou com o apoio de comerciantes locais, como Adão Soares, que atua no ramo de joias e bijuterias. Ele avaliou positivamente a ação, afirmando que o alerta sobre a procedência dos produtos é essencial, especialmente com o aumento da procura por metais preciosos.
"Para mim, isso está muito bom, porque nós precisamos de segurança. E os policiais, com essa ação da polícia aqui, está trazendo muita segurança para a gente, para o nosso cliente, porque nós estamos sendo assistidos. Então, para mim, é muita alegria, eu fico muito feliz", relatou o vendedor.

Outro ponto destacado durante a ação foi a divulgação do B.O. Fácil, uma plataforma digital que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet, de maneira simples e segura. A ferramenta facilita o acesso da população aos serviços da Polícia Civil sem necessidade de deslocamento.
A presidente da Associação dos Microempreendedores do Shopping da Cidade, Neuraci Silva, ressaltou que ações como essa fortalecem a confiança do público. Ela afirmou que a presença das forças de segurança e a promoção do diálogo com os comerciantes transmitem mais segurança para quem trabalha ou frequenta o local.
“Estão fazendo a conscientização tanto com os comodatários, como com os clientes aqui presentes, passando aquela segurança para quem vem de fora, até mesmo aquele cliente que tem aquele medinho de estar vindo no shopping, pensando que muita coisa aqui é ilícita e não é. Aqui no Shopping na Cidade é muita família que trabalha dignamente, que sai de casa e tem sua família para sustentar”, ressaltou.

A Operação Ouro Sujo foi iniciada no mês passado com o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em lojas e residências de investigados nas zonas Centro e Leste de Teresina. A operação integra o Pacto Pela Ordem, conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao combate ao crime organizado e à promoção da segurança pública no Piauí.
