Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Delegado detalha operação que prendeu 12 membros de organização criminosa no Piauí

Levantamentos indicam que as células mantinham estruturas com especificações hierárquicas

O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa detalhou a operação que resultou na prisão de ao menos 12 pessoas, incluindo uma mãe e seu filho, deflagrada na manhã desta quarta-feira (09/07), em Nazária, Barras e União. Levantamentos indicam que as células mantinham estruturas com especificações hierárquicas e cargos bem definidos.

“Essa operação já estava dentro da nossa programação, nos antecipamos em razão desses últimos acontecimentos a exemplo do sequestro. O cativeiro do sequestro era na zona Rural de Nazária. Nós tivemos dois assaltos a veículos recentemente, inclusive uma picape estrada, tivemos um homicídio, uma tentativa de homicídio, então em razão desses últimos crimes, o secretário Chico Lucas determinou que a gente antecipasse essa operação”, explicou.

Foto: Conecta PiauíDelegado Charles Pessoa
Delegado Charles Pessoa

Conforme apuração do DRACO, os alvos da investigação apresentavam alinhamento ideológico com a facção e atuavam de forma constante, coordenando ações criminosas, transmitindo ordens e fortalecendo os laços internos da organização. Ainda segundo o levantamento, a atuação deles ia além do contexto regional, obedecendo a uma estrutura hierárquica e orientações estabelecidas pelo grupo criminoso.

“A gente consegue hoje ter um diagnóstico a respeito da atuação desse grupo, identificar inclusive como é que eles fazem a cooptação e as pessoas que têm uma tendência de ser um público alvo maior desses criminosos no que diz respeito a serem influenciados e cooptados por essa criminalidade”, abordou o delegado.

Foto: Divulgação/DRACOOperação prendeu 12 membros de organização criminosa no Piauí
Operação prendeu 12 membros de organização criminosa no Piauí

“Então, ele (criminoso) é submetido a esse conjunto de regras, e quando ele descumpre essa legislação interna da facção, ele é submetido a ato do Tribunal do Crime. É por isso que ele tem uma matrícula, como se fosse um CPF dele dentro da estrutura da facção, ele tem um vulgo, um apelido, que é o nome próprio dele na atuação criminosa”, descreveu.

A operação, realizada em parceria com a Polícia Militar e diversas unidades de inteligência e repressão do Estado, cumpriu 18 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão como parte do Pacto pela Ordem, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí para o enfrentamento ao crime organizado.

“E essa metodologia tem sido uma das mais eficientes o que diz respeito ao combate à criminalidade organizada do Brasil, porque a gente foca na estrutura piramidal e quando a gente foca na estrutura, a gente se depara com esses núcleos. Então, independentemente se for maior ou menor, se é homem ou mulher, a tendência é que se integrar nas facções criminosas, serão presos nessa estrutura da segurança pública, principalmente nessas ações do Pacto Pela Ordem”, concluiu.

Foto: Divulgação/DRACOOperação prendeu 12 membros de organização criminosa no Piauí
Operação prendeu 12 membros de organização criminosa no Piauí

Comente