SSP-PI devolve mais de 200 celulares roubados em primeira restituição de 2025
Zanatta disse que o objetivo é atingir a marca de 13 mil celulares restituídos até o final do anoNa manhã desta terça-feira (28/01), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou a primeira restituição em massa de celulares roubados ou furtados de 2025.
Durante a ação, 201 aparelhos foram entregues aos seus respectivos proprietários, reforçando o compromisso da SSP-PI com a devolução de bens recuperados e o combate ao crime organizado.

O delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, destacou o impacto positivo da iniciativa, que já resultou na restituição de mais de 10.500 celulares nos últimos anos, representando um valor total de aproximadamente 20 milhões de reais.
“Hoje vamos fazer uma nova restituição em massa de celulares. No sábado, publicamos um edital de convocação nas redes sociais da Secretaria, e ontem notificamos as pessoas para comparecerem aqui na sede e pegarem seus bens de volta. Todo mês, estamos realizando essas restituições em massa”, afirmou Zanatta.

Ele enfatizou a importância de os proprietários comparecerem à SSP-PI munidos da nota fiscal ou da caixa do celular até sexta-feira (31). Caso contrário, os aparelhos serão encaminhados ao Poder Judiciário para posterior retirada.
O delegado também destacou que o Piauí lidera o país em restituições de celulares, com um recorde de 1.008 aparelhos devolvidos em um único dia. De acordo com Zanatta, o objetivo é atingir a marca de quase 13 mil celulares restituídos até o final deste ano.

Modelo de sucesso nacional
A política pública adotada pelo Piauí no combate ao roubo e furto de celulares tem servido de referência para outros estados brasileiros.
Segundo Zanatta, ao menos dez estados já implementaram a mesma estratégia, incluindo Alagoas, que recentemente veio a Teresina aprender.
