Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Saiba quem é 'Kairon do Grau', líder do PCC suspeito de ordenar mortes em Teresina

O indivíduo já foi preso pelo DRACO após aparecer em vídeo portando arma de fogo e ameaçando rival

Apontado como liderança no Primeiro Comando da Capital (PCC), Kairon Cristiano de Macedo Pedrosa, mais conhecido como "Kairon do Grau", preso sob suspeita de ordenar punições por meio do “tribunal do crime”, já foi preso durante operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) por aparecer em vídeos portando arma de fogo e procurando um suposto rival.

Foto: Divulgação/Polícia Civil'Kairon do Grau', líder do PCC suspeito de ordenar mortes em Teresina
'Kairon do Grau', líder do PCC suspeito de ordenar mortes em Teresina

Conforme as investigações do DRACO, o líder da facção criminosa foi preso em 2023, juntamente com sua companheira, identificada como Maria Luísa Vieira de Carvalho Nunes, em um Condomínio localizado na Avenida Poti Velho. Na ocasião, uma pistola Taurus calibre 9m, carregador e nove munições foram apreendidas. A arma de fogo, conforme os policiais, poderia ter sido utilizada em homicídios na capital.

Relembre o caso

Em fevereiro de 2023, o suspeito Kairon registrou imagens portando uma arma dentro de um veículo, ameaçando pedestres e declarando que procurava um adversário para assassinato. Os registros circulavam em grupos de aplicativos quando a Polícia Civil iniciou a investigação para identificar o autor.

Em 9 de fevereiro de 2023, durante primeira tentativa de captura, o suspeito fugiu. Foi preso somente em março, após um mês de buscas.

Em depoimento, Kairon admitiu a autoria dos vídeos e confirmou ser membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), onde é conhecido como “mente sã”. Sua companheira, Maria Luísa, também foi ouvida e negou envolvimento nas atividades criminosas do parceiro.

Foto: Divulgação/Polícia CivilIntegrante do PCC e companheira são presos em Teresina
Integrante do PCC e companheira são presos em Teresina

O homem foi autuado por posse ilegal de arma de uso restrito e por associação criminosa. Maria Luísa responde por posse da arma encontrada na casa do casal.

Prisão atual

"Kairon do Grau" foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (21/08), no bairro Satélite, zona Leste de Teresina. A captura foi realizada pelo Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com as investigações, Kairon é apontado como principal líder do grupo, responsável por comandar atividades ilícitas como homicídios, tráfico de drogas e formação de quadrilha. Conforme os primeiros levantamentos das autoridades, o suspeito também exercia controle interno na facção, chegando a ordenar punições por meio de um “tribunal do crime”.

Comente