Polícia Militar do Piauí celebra 190 anos com promoção de mais de 400 militares
Durante o evento, foram entregues medalhas do Mérito a personalidades da corporaçãoA Polícia Militar do Piauí comemorou, nesta quarta-feira (25/06), seus 190 anos de história com uma cerimônia cívico-militar no Quartel do Comando-Geral, em Teresina. A solenidade contou com homenagens, entrega de medalhas, desfile das tropas e a promoção de 437 militares, entre oficiais e praças.

A celebração reuniu o governador Rafael Fonteles, o secretário de Segurança Chico Lucas, além de diversas autoridades civis e militares. Durante o evento, foram entregues medalhas do Mérito Policial Militar a personalidades que contribuíram com o fortalecimento da corporação.
“Sempre tenho dito que é a melhor polícia do Brasil, que temos os menores indicadores de violência do Norte e Nordeste do Brasil e, ao mesmo tempo, a menor letalidade policial do Norte e Nordeste do Brasil. Então é um exemplo de uma polícia que age com inteligência, com muito esforço e muita dedicação”, descreveu o governador.
"190 anos de uma instituição mostra o quanto ela é importante. Logo depois da independência do Brasil, ela foi criada pra manter a ordem pública, resguardar as nossas divisas e também ajudar na administração da justiça. E ao longo desses 190 anos ela fez isso tão bem que ela se tornou imprescindível. É por isso que hoje nós estamos aqui pra agradecer aqueles que fazem e fizeram parte da história da Polícia Militar do Piauí", abordou o secretário Chico Lucas.

Um dos destaques da programação foi a promoção de 110 oficiais e 327 praças, incluindo aspirantes que passaram ao primeiro posto na carreira de oficial. Entre os promovidos está Jorge Breno, que declarou estar realizando o sonho de seguir a trajetória do pai, também policial militar.

A cerimônia também prestou uma homenagem ao coronel José Avelá Pereira Costa, que encerra sua carreira após mais de três décadas de serviço à PMPI.

O evento ainda contou com a apresentação da tropa, execução de hinos, exibição de vídeo institucional e desfile final. Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a data marca o compromisso contínuo da instituição com a segurança pública e com o reconhecimento daqueles que a integram.
“Então, que nós continuemos motivados a sermos ainda, cada vez mais, o orgulho do povo do Piauí, manter viva, sempre à altura, esse título de guardião da sociedade piauiense, e que possamos, cada vez mais, fazer por onde sermos merecedores e ser o patrimônio da sociedade Piauiense”, abordou o comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes.