Criminoso que sequestrou adolescente já foi preso várias vezes, diz delegado
Delegado Anchieta Nery afirma que suspeito rompeu tornozeleira e já cometeu crimes de vários tiposO delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), revelou que o principal suspeito pelo sequestro do adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, em Monsenhor Gil, tem um extenso histórico criminal. Segundo ele, o acusado, identificado como Ítalo da Silva Araújo, já foi preso e condenado por homicídio, e evoluiu de crimes de estelionato a sequestros, após romper a tornozeleira eletrônica.

“Ítalo é um criminoso da zona Sul de Teresina, violento, condenado por homicídio. Ele começou aplicando golpes em nome de facções e, após ser preso e solto com tornozeleira, rompeu o equipamento. Desde então, escalou para extorsões e, mais recentemente, para roubos com restrição de liberdade”, afirmou o delegado.
Ainda conforme Anchieta, o suspeito foi alvo de investigação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que concluiu inquéritos por golpes aplicados a comerciantes, principalmente no interior do estado. O delegado explicou que o acusado já aplicou golpes onde enviava mensagens em nome de uma facção criminosa exigindo dinheiro das vítimas.

A polícia já possuía um mapeamento atualizado sobre os passos do criminoso, o que facilitou a rápida elucidação do sequestro ocorrido na noite de quarta-feira (26/06). “Assim que a ocorrência foi registrada, identificamos o autor e iniciamos a operação. A Polícia Militar, o Comando de Policiamento Metropolitano e o Departamento Geral de Operações atuaram de forma integrada para chegar ao resultado positivo”, disse.
Anchieta também reforçou que a prática de extorsão por supostas facções tem se tornado comum em outros estados, mas é combatida com firmeza no Piauí.
“Aqui tivemos apenas dois registros: um em Pedro II e outro em Agricolândia, e em ambos os casos os criminosos foram presos. Qualquer vagabundo que ache que pode extorquir uma família no Piauí, a gente vai para cima com força”, afirmou.
Assista o vídeo: