Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Dudu afirma que a Câmara não vai se curvar à omissão de Danilo Bezerra

O secretário da Semf foi convocado à Casa legislativa Municipal e não compareceu
Painel Político

Em sessão na Câmara Municipal, vereadores exigiram esclarecimentos do secretário Danilo Bezerra, responsável pela Secretaria Municipal de Finanças (Semf), sobre a aplicação de recursos públicos destinados a diversas áreas prioritárias do município. Segundo os parlamentares, o secretário tem evitado prestar informações à Casa Legislativa e ainda teria utilizado a imprensa para veicular informações falsas.

Foto: Ascom/Câmara Municipal de TeresinaVereadores denunciam omissão de gestor e exigem transparência na gestão de recursos públicos
Vereadores denunciam omissão de gestor e exigem transparência na gestão de recursos públicos

“Além de estar sujeito à convocação para prestar esclarecimentos sobre o uso do dinheiro público e garantir transparência sobre o que está acontecendo com os recursos destinados ao lixo, à educação, à saúde e à assistência social, ele ainda teve a audácia de ir à mídia para mentir. Sr. Danilo, você é um mentiroso, e isso é evidente”, declarou Dudu durante a sessão.

Além de documentos que comprovam as convocações realizadas pela Câmara, também há registros de intimações do Judiciário, recebidas pelo próprio secretário. “Fui intimado pelo Judiciário no dia 3, através de um oficial de justiça. E na Câmara, recebemos o protocolo e o ofício do presidente Enzo, detalhando, inclusive, a interpelação judicial. Portanto, usar a imprensa para disseminar mentiras é lamentável e inaceitável”, disse o parlamentar petista.

Providências judiciais e administrativas

Dudu afirmou que não vão se curvar à omissão e irresponsabilidade do gestor da Semf. De acordo com eles, a Procuradoria da Câmara, junto ao procurador do município, está adotando as medidas cabíveis para garantir que os esclarecimentos sejam apresentados.

“Quem descumpre uma ordem judicial pode, inclusive, ser preso, além de estar sujeito ao pagamento de multas. Faremos tudo o que for preciso para obtermos as informações e os números que buscamos. E isso não acaba aqui. Graças a Deus, a Câmara é permanente e estará sempre vigilante. Não nos curvaremos”, reforçaram.

Problemas apontados pela convocação

Questionados sobre o objeto da convocação, os parlamentares detalharam as irregularidades e problemas que motivaram a iniciativa. Segundo eles, trata-se de esclarecer situações que ocorreram no final do ano passado, mas que foram adiadas para apuração devido ao período eleitoral. “Durante a campanha, decidimos não convocá-lo para evitar conotação eleitoreira. No entanto, é de conhecimento público que houve falta de merenda escolar nas escolas do município, o que causou um grande transtorno”, explicaram.

Outros problemas também foram apontados, como a falta de insumos básicos em todas as unidades de saúde, confirmada pelo Conselho Regional de Medicina. Recentemente, a própria Fundação do Espaço de Saúde divulgou nota informando que até exames de urina não estão sendo realizados por falta de materiais, obrigando a população a recorrer a laboratórios particulares.

Na área social, entidades como a Fundacia e a ASA também relataram que não têm recebido os repasses financeiros necessários para manterem suas atividades. Por fim, a coleta de lixo também foi tema de críticas, com bairros inteiros sem o serviço por semanas.

“Mesmo assim, o secretário foi à televisão com argumentos vazios, afirmando que a Saúde deve ser respondida pela Saúde e que o lixo é responsabilidade da SEMDUH. Ele é, basicamente, um gestor omisso e ineficaz”, finalizou o vereador.

Comente