Deputado Evaldo Gomes diz que mais de mil cargos podem ser extintos da Alepi
A afirmação do parlamentar se deu após a exoneração dos mais de três mil comisssionadosO deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) disse que aproximadamente mil cargos comissionados da Assembleia Legislativa do Piauí podem ser extintos.
A afirmação do parlamentar se deu após ser questionado sobre a exoneração dos mais de três mil comissionados na última sexta-feira (1°/08), através de um decreto assinado pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT).
“Quando o Franzé assumiu a presidência da Assembleia, o objetivo era fazer uma reforma administrativa. E a reforma administrativa mexe com todos os setores da Casa. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça fizeram um entendimento com a casa para que pudesse se readequar, se reduzir o número de cargos comissionados e naturalmente se readequar as novas funções daqueles que já trabalhavam e que trabalham aqui. Então, se reduziu aí quase três mil cargos comissionados para dois mil cargos comissionados”,explicou o parlamentar.

Evaldo explicou que a causa das demissões se deve a uma ordem do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para a reestruturação dos cargos da Alepi. “No entendimento com o Ministério Público e a Assembleia Legislativa, estamos na justiça, ou seja, Franzé compreende a importância de nós termos uma casa enxuta e que presta serviço de qualidade a população”, disse o vice-presidente da Alepi.
O parlamentar também comentou sobre a possíbilidade da realocação dos três mil exonerados aos cargos. "Eu acredito que deve ficar ao menos 40%...35% de pessoas que não retornam. Eu acho que a gente tem que compreender que o cargo comissionado não é concurso", finalizou.
LEIA TAMBÉM
Franzé Silva exonera comissionados da Assembleia Legislativa do Piauí