SSP-PI inicia curso de formação para Guardas Municipais do Piauí e Maranhão
Capacitação reúne 47 guardas em Teresina com aulas teóricas e práticas em armamento e táticasA Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, na manhã desta segunda-feira (08/09), a aula inaugural do Curso de Formação para Guardas Civis Municipais, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Teresina.
A capacitação terá duração de três meses e é destinada a guardas já nomeados que ainda não possuem habilitação para o uso de armas de fogo. No total, 47 guardas municipais participam da formação, vindos das cidades de Acauã, Barra D’Alcântara, União, Pedro II, Luzilândia, Beneditinos e também de Timon (MA).

A diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança e da qualificação desses profissionais.
“ Além das disciplinas teóricas, os guardas terão treinamentos práticos em táticas operacionais e armamento de fogo. A ideia é fortalecer os municípios e profissionalizar a atuação dos guardas, garantindo recursos e capacitação de qualidade”, afirmou.
O curso integra a política de fortalecimento das forças de segurança do Estado e busca garantir maior integração entre as Guardas Municipais e os demais órgãos, ampliando a presença policial nas cidades e a sensação de segurança para a população.
O superintendente de Gestão da SSP, delegado Jetan Pinheiro, destacou que a formação reforça o papel da categoria dentro do sistema de segurança.
“Os guardas municipais já fazem parte da segurança pública. Existem propostas no Congresso para que sejam incluídos de forma definitiva na Constituição, algo que o STF reconhece. Esse curso vai ajudar a qualificar ainda mais esses profissionais”, finalizou o delegado.