Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Deputada Bárbara cria projeto da Semana de Prevenção ao Afogamento Infantil

No Piauí, o número de afogamentos dobrou nos últimos quatro anos
Painel Político

O afogamento é a principal causa de morte de crianças de um a quatro anos no Brasil. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) revelou que, a cada três dias, uma criança morre afogada no país. Esses números acendem um alerta, pois esse tipo de fatalidade é completamente evitável, mas continua a ocorrer com frequência alarmante. Entre 2021 e 2022, crianças de um a quatro anos foram as principais vítimas, registrando 943 mortes. Em segundo lugar, estão os adolescentes de 15 a 19 anos, com 860 óbitos no mesmo período.

Diante desses dados preocupantes, a deputada estadual Bárbara do Firmino protocolou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei para instituir a "Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Afogamento Infantil". A proposta prevê a realização da semana anualmente, na segunda semana de abril, com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade infantil por afogamento no estado.

Segundo a deputada, os números exigem ações concretas. “Recentemente, vivemos um episódio no município de Francisco Macedo, em que conseguimos salvar a vida do pequeno Wellington Rafael, que estava se afogando. Esse acontecimento nos motivou a elaborar o projeto, que busca conscientizar e prevenir afogamentos infantis no Piauí”, destacou.

Bárbara também lembrou um caso ocorrido dias depois, no município de Regeneração, onde uma criança de cinco anos foi encontrada sem vida em uma piscina residencial. “Contamos com o apoio dos colegas deputados para aprovar esse projeto. Assim, poderemos proteger nossas crianças e evitar novas tragédias. Temos confiança de que o governador sancionará a proposta, permitindo que possamos salvar vidas”, reforçou.

Números preocupantes

No Piauí, o número de afogamentos dobrou nos últimos quatro anos. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), os registros saltaram de 26 para 50 ocorrências, representando um aumento de quase 100%. “Esse crescimento é alarmante e exige atenção. A criação da Semana de Conscientização será uma oportunidade para refletir sobre medidas de prevenção e capacitar a população para agir em casos de emergência”, enfatizou a deputada.

Foto: Reprodução/Rede SocialDeputada Bárbara cria projeto da Semana de Prevenção ao Afogamento Infantil
Deputada Bárbara cria projeto da Semana de Prevenção ao Afogamento Infantil

De acordo com dados do DATASUS, o Piauí registrou os seguintes números de mortes por afogamento e submersões acidentais nos últimos anos:

2021: 96 mortes, sendo 13 crianças de 1 a 4 anos e 5 de 5 a 9 anos (18 mortes infantis).

2022: 111 mortes, sendo 11 crianças de 1 a 4 anos, 4 de 5 a 9 anos e 5 de 10 a 14 anos (19 mortes infantis).

2023: 117 mortes, sendo 4 crianças de 1 a 4 anos, 5 de 5 a 9 anos e 4 de 10 a 14 anos (13 mortes infantis).

Comente