Governo do Piauí destina recursos para a agricultura familiar
A secretária Rejane Tavares, destacou o papel estratégico dos pequenos produtoresO Governo do Estado anunciou mais de 100 milhões de reais em investimentos para fortalecer a agricultura familiar no Piauí. As ações vão desde o apoio às cooperativas, à construção de cisternas e passagens molhadas, até a garantia de renda para famílias atingidas pela seca.
O anúncio foi feito durante solenidade no palácio de Karnak. Os recursos são provenientes de parcerias entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, através de programas como Piauí Sustentável e Inclusivo, Crédito Fundiário, Garantia-Safra e Mais Gestão.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou o papel estratégico dos pequenos produtores. “O agricultor familiar tem uma importância fundamental, principalmente na produção de alimentos e hoje, com o advento das mudanças climáticas, a gente tem também a importância da agricultura familiar como um espaço de preservação ambiental”, defendeu a gestora.
Através do programa Piauí Sustentável e Inclusivo vão ser investidos 83 milhões de reais. Entre as ações, estão a construção de passagens molhadas, o apoio às cooperativas e a entrega de cisternas em regiões sem acesso regular à água.

Dentro do investimento total, estão programas como o Crédito Fundiário, que beneficia 89 famílias com contratos de imóveis e a adesão ao Garantia-Safra, que deve atender até 90 mil famílias afetadas por perdas na produção.
Além do anúncio dos investimentos, o evento contou com uma feira de produtos da agricultura familiar no jardim do palácio de Karnak. Produtoras e produtores levaram alimentos orgânicos, artesanato, e outros itens para comercialização.