Timon adere ao PND para qualificar docentes da rede pública
PND será utilizada como critério técnico para selecionar docentes no municípioA Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), confirmou adesão à Prova Nacional Docente (PND), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil. A prova, que será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro, visa melhorar a qualidade da formação docente e servirá como seleções de professores em estados e municípios.
Em Timon, a PND será utilizada como critério técnico para selecionar docentes, promovendo mais transparência e valorização da formação dos profissionais da educação. A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em fortalecer a qualidade do ensino público.

O período de inscrição vai de 14 a 25 de julho, exclusivamente pelo sistema da PND. A taxa de inscrição é de R$ 85,00e deve ser paga até o dia 31 de julho. Podem solicitar isenção da taxa entre os dias 30 de junho e 4 de julho os estudantes concluintes do Enade nas Licenciaturas, cidadãos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
Com duração de 5h30, a prova será composta por duas partes:
- Formação Geral Docente: com 30 questões objetivas e uma questão discursiva;
- Componente Específico: com 50 questões relativas à área de avaliação das licenciaturas.
Segundo o edital, a PND não constitui concurso público em si, mas pode ser utilizada como etapa única ou complementar em seleções conduzidas por estados e municípios.
Além de valorizar a carreira docente, a adoção da PND pela SEMED estimula a formação continuada e amplia as oportunidades de ingresso de profissionais qualificados na rede pública de ensino.
Confira o cronograma da PND 2025:
– Solicitação de isenção da taxa: 30 de junho a 4 de julho
– Período de inscrição: 14 a 25 de julho
– Pagamento da taxa: 14 a 31 de julho
– Aplicação da prova: 26 de outubro
– Gabarito preliminar: 28 de outubro
– Gabarito definitivo e padrão discursivo: 11 de novembro
– Resultado final da prova: data a definir