Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

Picos libera uso de terrenos do Polo Industrial como garantia para financiamentos

Por mais de 40 anos, os empresários da região enfrentavam uma barreira jurídica
Municípios em Foco

A gestão “Reconstruindo Nosso Futuro”, liderada pelo prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, e com apoio do vereador Hugo Victor (MDB), líder do Governo na Câmara, solucionou um impasse que durava há quatro décadas e limitava o crescimento do Polo Industrial de Picos, no bairro Pantanal. 

Foto: ReproduçãoPicos libera uso de terrenos do Polo Industrial como garantia para financiamentos
Picos libera uso de terrenos do Polo Industrial como garantia para financiamentos

Por mais de 40 anos, os empresários da região enfrentavam uma barreira jurídica que os impedia de utilizar os terrenos de seus empreendimentos como garantia em operações de crédito junto a instituições financeiras, dificultando o acesso a investimentos e o desenvolvimento do setor industrial local.

De acordo com a secretária Michelly Saunders, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o entrave estava em uma cláusula impeditiva que restringia o uso dos terrenos como garantia. “Um dos principais gargalos era o fato de os empresários não poderem utilizar os próprios terrenos, nos quais já investiram e trabalham, como garantia para financiamentos bancários. Com apoio da Secretaria de Estado da Administração e do secretário Samuel Nascimento, conseguimos retirar essa cláusula”, explicou.

A mudança foi formalizada por meio da Portaria Nº 448/2025/GAB/SEAD, publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de junho. No documento, o secretário de Estado da Administração, Samuel Nascimento, declarou extintas as obrigações resolutivas sobre os lotes do Parque Industrial de Picos-PI, autorizando ainda a expedição de certidões para averbação no Registro de Imóveis.

A medida representa um avanço significativo para os empresários do polo industrial, abrindo caminho para novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local.

Comente