Alckmin se reúne com secretário de Comércio dos EUA para discutir tarifaço
Vice-presidente afirma ter sido orientado por Lula a negociar 'sem contaminação política'O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, revelou nesta quinta-feira (24) que manteve uma conversa telefônica com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, para tratar da recente decisão do governo norte-americano de impor tarifas a produtos brasileiros. O diálogo ocorreu no último sábado (19) e foi o primeiro contato de alto nível entre os dois países desde o anúncio das taxações feito pelo presidente Donald Trump há cerca de duas semanas.

“Foi uma conversa longa e importante, em que apresentamos todos os pontos do Brasil e reforçamos nosso interesse em negociar”, afirmou Alckmin.
Segundo ele, a orientação do presidente Lula (PT) é buscar uma solução comercial, sem contaminação política ou ideológica. “Em vez de um cenário de perdas mútuas, com inflação nos Estados Unidos e queda das nossas exportações, o ideal é reverter esse quadro, resolver entraves, ampliar a integração produtiva, estimular investimentos bilaterais e avançar em temas como a não bitributação”, pontuou.
Ao ser questionado sobre a reação do secretário americano, Alckmin evitou detalhes, mas avaliou o diálogo como positivo. “A conversa foi boa, durou quase 50 minutos e foi bastante produtiva. Agora, vamos aguardar. São tratativas institucionais, que devem ser conduzidas com a devida reserva, mas o Brasil está totalmente disposto a dialogar”, concluiu.
Com informações da Agência Brasil