Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Especial Conecta

As pautas especiais são reportagens que vão além da cobertura do dia a dia, trazendo aprofundamento, contextualização e um olhar diferenciado sobre temas relevantes

Fala povo especial: Orgasmo é tabu ou ferramenta de conexão?

Neste Dia Mundial do Orgasmo, o recado é claro: prazer não é piada é saúde, conexão e liberdade

Celebrado com risos, olhares tímidos e muita curiosidade, o Dia Mundial do Orgasmo trouxe à tona um tema que ainda é cercado de tabus, mas que, aos poucos, vai sendo encarado com mais naturalidade: o prazer. Para tratar do assunto com responsabilidade e, claro, leveza, o Fala Povo desta semana percorreu duas rotas: primeiro, uma conversa com quem entende do assunto, e depois, uma volta pelo centro de Teresina para ouvir a população.

Nosso repórter Pedro Melo foi até a Delírio, uma boutique erótica localizada na Rua Campos Sales, e conversou com o fisioterapeuta e terapeuta corporal Aldo Mendes. Proprietário da loja, Aldo falou sobre a importância de desmistificar o prazer seja individual ou a dois e de buscar vivê-lo de maneira plena e saudável.

Foto: Conecta PiauíFala Povo Especial: Orgasmo é tabu ou ferramenta de conexão?
Fala Povo Especial: Orgasmo é tabu ou ferramenta de conexão?

“A gente vive numa sociedade patriarcal e repressora, que historicamente reprimiu a sexualidade, principalmente das mulheres. Então o orgasmo ainda é algo cercado de vergonha, mas precisamos falar disso. O prazer é uma parte essencial da saúde e da vida em casal (ou não)”, defende o terapeuta.

A loja oferece desde produtos para intensificar sensações até suplementos energéticos. Os destaques? Géis com nomes ousados como “Comigo Ninguém Pode”, “Xana Loka” e outros estimulantes orais. Todos, segundo Aldo, com registro na Anvisa e orientações de uso seguras.

Depois da visita à Delírio, Pedro foi às ruas para saber o que o povo pensa sobre o uso desses produtos. O resultado? Um verdadeiro termômetro da sexualidade popular.

Teve quem ficou tímido, quem disse nunca ter usado nada, mas também teve gente sem papas na língua, como dona Eroneide, que deu aula de autoestima e sinceridade:

“Meu filho, tem que usar! Como é que vai tirar o maridão da rua? Tem que inovar! Casamento bom é aquele que tem novidade, cumplicidade, sem vergonha. Não é só fazer a vontade de um, mas dos dois.”

Outros entrevistados também reforçaram que a intimidade vai além do físico, envolve parceria, liberdade e confiança para experimentar. Houve também quem foi mais conservador e afirmou não ver necessidade em "ajudas externas", destacando que cada casal deve encontrar sua própria fórmula de conexão.

Neste Dia Mundial do Orgasmo, o recado é claro: prazer não é piada é saúde, conexão e liberdade. E se para alguns tudo começa com uma caixinha misteriosa cheia de coraçõezinhos, para outros, o caminho está no diálogo aberto, na intimidade sincera e na curiosidade sem culpa.

Porque, no fim das contas, seja com Xana Loka ou com carinho e conversa, o que importa mesmo é viver uma sexualidade saudável, respeitosa e feliz.

Comente