UFPI cai no ranking global de universidades em 2025
A UFPI aparece na 50ª colocação entre as 53 universidades brasileiras presentes na listaA edição 2025 da lista Global 2000, que ranqueia as melhores universidades do mundo, trouxe um resultado preocupante para a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A instituição caiu 13 posições em relação ao ano anterior, passando do 1.937º para o 1.950º lugar entre mais de 21 mil universidades avaliadas em todo o planeta.
No ranking nacional, a situação também não é boa. A UFPI aparece na 50ª colocação entre as 53 universidades brasileiras presentes na lista, empatada com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ambas com 66,4 pontos. Ou seja, está entre as últimas do Brasil no cenário internacional.

A Universidade de São Paulo (USP) segue como a melhor do país e a mais bem posicionada no ranking global, ocupando a 118ª colocação.
A queda da UFPI no ranking é reflexo de vários problemas: menor produção de pesquisas com impacto internacional, cortes no orçamento da educação, pouca participação em redes globais de ensino e ciência, além da estrutura ainda limitada para competir com outras universidades do Brasil e do mundo.
O resultado liga o alerta e reforça a necessidade de investimentos, estratégias de internacionalização e valorização da pesquisa para que a UFPI recupere posições e fortaleça sua presença no ensino superior global.