Projeto 'PGE Digital' atinge um milhão de documentos digitalizados no Piauí
Número marca avanço na modernização do acervo jurídico no Estado do PiauíA Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) atingiu um marco histórico: um milhão de documentos digitalizados. Esse volume faz parte do projeto “PGE Digital”, uma iniciativa que vem transformando o acervo jurídico do Governo do Estado ao torná-lo acessível em formato digital. Criado há dois anos, o programa busca substituir os mais de seis milhões de documentos físicos armazenados na instituição.

Para o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Victor Lima, esse número reflete o compromisso da PGE-PI com os objetivos do Governo Estadual de tornar o Piauí a federação mais digital do país, além de otimizar o acesso a informações jurídicas.
“Se chegar a 500 mil digitalizações já foi um marco, alcançar um milhão é uma prova da competência da nossa equipe. Esse trabalho começou em 2019, mas ganhou força com a oficialização do ‘PGE Digital’ em 2023. Seguimos alinhados com a visão do governador Rafael Fonteles de modernizar o Estado”, destaca.
À frente da coordenação do projeto, Érica Raquel celebra o avanço e reforça a importância da digitalização para a eficiência da PGE-PI.

“Digitalizar um milhão de páginas em tão pouco tempo mostra o comprometimento da gestão com a modernização. Isso reduz o tempo de busca por documentos, facilita o acesso e ainda gera economia ao aproveitar melhor a força de trabalho dos servidores”, explica.
Atualmente, 10 servidores integram a equipe de digitalização, com destaque para Suely de Carvalho, responsável por 25% de todo o material já digitalizado. A expectativa é que, em até dois anos, todo o acervo da PGE-PI esteja disponível digitalmente, consolidando um novo modelo de gestão documental no Estado.