Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Piauí tenta evitar gripe aviária com alta na produção de ovos e frangos

A ideia é manter o Piauí livre da gripe aviária e assegurar o ritmo de crescimento da avicultura
Em Pauta

O Piauí está reforçando medidas de biossegurança para tentar evitar a entrada da gripe aviária no estado. A preocupação cresce na mesma proporção que a cadeia avícola se expande: em 2024, o setor vive um momento de crescimento expressivo, com aumento na produção de ovos e no abate de frangos.

De acordo com dados do IBGE, em 2023 foram produzidas 21,6 milhões de dúzias de ovos no estado, um salto de 21,8% em relação ao ano anterior. Já o número de frangos abatidos chegou a 6.258.252, crescimento de 18,8%.

Esse avanço reforça a importância de proteger os plantéis e manter a sanidade dos rebanhos. O governo do estado, por meio da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), tem intensificado as ações de vigilância e orientação junto a produtores, granjas e frigoríficos.

Foto: Arquivo/ Agência BrasilGripe aviária
Gripe aviária

Além do monitoramento em áreas de risco, há campanhas educativas e parcerias com o setor privado para garantir que os protocolos sanitários sejam seguidos à risca. A ideia é manter o Piauí livre da gripe aviária e assegurar o ritmo de crescimento da avicultura local, que vem ganhando espaço na economia piauiense.

Comente