Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Veneno que matou família em Parnaíba fez mais de 2 mil vítimas no Brasil em 5 anos

Chumbinho é um veneno de uso proibido no Brasil, sendo comercializado clandestinamente

No último dia 1º de janeiro, em Parnaíba houve uma tragédia que chocou a população e repercutiu em todo o Brasil. Maria da Silva, de 32 anos, e seus filhos Igno Davi da Silva, de 1 ano, Lauane da Silva, de 3 anos, e Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, morreram após ingerirem alimentos contaminados com terbufós, um composto químico presente no chumbinho. A substância foi ingerida por toda a família e causou envenenamento fatal.

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 2.347 pessoas perderam a vida devido ao envenenamento por essas substâncias, entre 2019 e 2025. O chumbinho, um produto clandestino utilizado principalmente como raticida, tem se mostrado um perigo crescente, e casos recentes em Parnaíba, no Piauí, chamaram a atenção do país para o problema.

Foto: ReproduçãoIngestão de veneno mata família em Parnaíba
Ingestão de veneno mata família em Parnaíba

SOBRE O CHUMBINHO

Chumbinho é um veneno de uso proibido no Brasil, sendo comercializado clandestinamente, frequentemente na forma de granulado cinza escuro ou grafite, que se assemelha ao chumbo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta para o perigo desses produtos, que são, em sua maioria, venenos agrícolas, como inseticidas e acaricidas, desviados para o consumo humano em áreas urbanas.

CRIANÇAS ENVENENADAS COM CAUS

A polícia está acompanhando de perto o caso e já confirmou que as frutas ingeridas pelos garotos, foram contaminadas. O que começou como um caso isolado de envenenamento se tornou uma série de investigações que envolve a segurança alimentar e o comércio ilegal de pesticidas.

João Miguel, de 7 anos, e Ulisses Gabriel, de 8 anos, morreram após consumir cajus contaminados em Parnaíba. A polícia apreendeu os cajus envolvidos nas mortes das duas crianças e os enviou para análise.

Foto: ReproduçãoSegunda criança envenenada por vizinha em Parnaíba morre após complicações no HUT
Crianças envenenadas por vizinha em Parnaíba 

Os exames realizados pela perícia estão em andamento e, se confirmada a contaminação, novos desdobramentos sobre o mercado clandestino de pesticidas e suas consequências podem surgir.

Além disso, um gato, que foi encontrado nas proximidades do local da morte das crianças, também foi apreendido pela polícia e está sendo periciado.

FAMILIA ENVENENADA COM ARROZ

Após receberem uma cesta básica, pelos menos cinco pessoas da família passaram mal logo após a refeição, incluindo a mãe das crianças que morreram anteriormente. 

Após a refeição, os moradores começaram a apresentar sintomas graves, como mal-estar, vômitos e salivação intensa. De acordo com laudo médico, no arroz, preparado por uma familiar, havia uma substância tóxica que é utilizada principalmente como inseticida.

Foto: Conecta PiauíPadrasto suspeito de envenenar família ajudou a carregar caixão e chora em velório
Padrasto suspeito de envenenar família ajudou a carregar caixão e chora em velório

LEIA MAIS EM

Suspeito de matar família envenenada em Parnaíba pode ter feito outras vítimas
Mãe de suspeito de envenenar família acusa vítima morta pelo crime em Parnaíba
Família de crianças mortas envenenadas sofre intoxicação em Parnaíba; um morre
Segunda criança envenenada por vizinha em Parnaíba morre após complicações no HUT

Comente