A cada três julgamentos na Corregedoria da PC-PI um gerou punição ao agente
Número chama a atenção pelo fato de que, sozinho, ele já representa quase a totalidade das demissõesO mês de fevereiro ainda nem chegou ao fim e dois agentes da polícia civil do Piauí já foram exonerados. Um foi demitido acusado de ter estuprado uma adolescente de 16 anos dentro da delegacia de Barras, cidade distante 120 km ao Sul de Teresina. Quanto ao segundo foi por colocado para fora por usar o cargo para ganhar vantagens pessoas, recebendo dinheiro de forma indevida. As exonerações de ambos foram devidamente publicadas no Diário Oficial do Estado.

O número chama a atenção pelo fato de que, sozinho, ele já representa quase a totalidade das demissões registradas ano passado, quando três policiais também foram colocados para fora. Os números fazem parte de um levantamento da Corregedoria da Polícia Civil do Piauí que somou a abertura de 372 processos nos últimos quatro anos, ou seja, uma investigação instaurada a cada três dias, em média.
“É uma tônica da administração do secretário Chico Lucas e do delegado-geral, Luccy Keiko, fazer uma seleção melhor de policiais civis, melhorar os equipamentos, melhorar a faixa salarial e também a nossa limpeza da casa. Para se ter bons policiais, nós temos que ter uma corregedoria forte. Então, tudo é investigado e dado resposta”, afirmou o delegado Alfredo Cadena, corregedor geral da Polícia Civil do Piauí.

De acordo, ainda, com o corregedor é sempre importante manter a integridade dentro da corporação, promovendo, assim, a remoção de policiais que cometem irregularidades fortalece a imagem da instituição perante a sociedade. Conforme os dados da Corregedoria, dos 372 processos abertos contra policiais nos últimos quatro anos, em 113 ocorreu algum tipo de punição. Só de expulsão foram 12.

“Em relação às penalidades, temos várias e com todos os níveis e cargos dentro da Polícia Civil. São agentes indisciplinados, delegados, escrivães, peritos criminais e peritos médicos. Não importa o cargo, errou e foi comprovado na investigação, todos estão sendo severamente punidos para tornar a Polícia Civil, para a sociedade, uma polícia eficiente e disciplinada”, completou o delegado.
