Brasil é um dos países que mais utilizam inteligência artificial, revela pesquisa
Estudo revela também que cerca de 54% dos brasileiros fazem uso de alguma IAUma pesquisa realizada pela Ipsos em parceria com o Google revelou que, em 2024, o Brasil ficou acima da média global no uso de inteligência artificial (IA) generativa. Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros relataram utilizar essa tecnologia, enquanto a média mundial foi de 48%. A IA generativa se destaca por criar conteúdos como imagens, músicas e textos, o que tem impulsionado sua adoção no país.

O estudo, intitulado Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, também aponta um otimismo crescente em relação ao potencial da IA. Para 65% dos brasileiros, a tecnologia é promissora por contribuir com diversas áreas da vida, superando a média global de 57%. Este entusiasmo reflete-se também na visão de 60% dos brasileiros, que acreditam que a IA impulsionará o mercado de trabalho, contra 49% globalmente.
Outro dado relevante é o aumento da confiança dos brasileiros nas mudanças promovidas pela IA no mercado de trabalho: o percentual subiu de 62% em 2023 para 68% em 2024. Além disso, caiu de 20% para 15% o número de trabalhadores brasileiros que acreditam precisar de um novo emprego devido ao impacto da IA.
IA transformadora em diversos setores
A pesquisa indica que os brasileiros veem a IA como uma ferramenta transformadora em setores como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Além disso, 64% da população acredita que os benefícios da inovação superam os riscos.

“Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, destacou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Facilidade no dia a dia e impacto no trabalho
Entre os usos mais destacados pelos brasileiros estão a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%) também se mostraram indispensáveis.
No mercado de trabalho, 78% dos brasileiros afirmaram usar IA em suas atividades, enquanto 88% consideram a tecnologia essencial para lidar com informações complexas e solucionar desafios empresariais.
A pesquisa reflete não apenas o avanço tecnológico no país, mas também o entusiasmo da população em adotar soluções baseadas em IA para transformar diferentes áreas da vida e do trabalho.