Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Festival Piauiense de Xadrez homenageia Arthur Galvão com torneio em Teresina

Evento reúne os mais de 240 estudantes de todo o estado em várias categorias de 10 a 16 anos

A Federação Piauiense de Xadrez (FPIX) realizou neste domingo (07/07) o Festival Piauiense de Xadrez - Memorial Arthur Galvão 2024, com apoio e patrocínio do Governo do Estado do Piauí. O evento, ocorrido no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, reuniu alunos de escolas públicas municipais, estaduais, particulares e projetos sociais apoiados pela FPIX de todas as regiões do estado, com a participação de mais de 15 cidades.

Simultaneamente, foram realizados nove torneios de xadrez, divididos por categorias que abrangem jovens de 10 a 16 anos, totalizando 240 participantes. As categorias incluíam Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, masculino e feminino, além de uma categoria especial, Feminino Absoluto, aberta a competidoras de qualquer idade.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíFestival Piauiense de Xadrez homenageia Arthur Galvão com torneio em Teresina
Festival Piauiense de Xadrez homenageia Arthur Galvão com torneio em Teresina

O principal objetivo do Festival foi definir os Campeões Piauienses de Xadrez nessas categorias de base, bem como eleger a Campeã Piauiense de Xadrez Feminina Absoluto.

Em entrevista ao Conecta Piauí, o professor Luiz Carlos Sales, presidente da Federação Piauiense de Xadrez, ressaltou a importância de um evento como esse, que reúne estudantes de várias escolas do estado.

"É muito importante, porque, para vocês terem uma ideia, são 70 escolas aqui representadas com essa criançada. Tem crianças de várias cidades do interior do Piauí e cidades como Timon, que foram convidadas para o evento piauiense, pelo fato de fazerem parte das proximidades de Teresina, foram convidadas. Então é um grande evento, daqui a gente espera tirar revelações, bons enxadristas" disse.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíLuiz Carlos Sales
Luiz Carlos Sales

O pequeno Ivanovick Pinheiro foi um dos jovens competidores dessa edição do Festival Piauiense de Xadrez e contou sobre como iniciou sua jornada como enxadrista.

"Um dia minha mãe me falou que um grande mestre de xadrez vai me dar aula de graça, eu gostei bastante. E me ajuda bastante na concentração e no descobrimento de outras culturas e outros povos" disse o jovem.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíIvanovick Pinheiro (Filho)
Ivanovick Pinheiro (Filho)

 O pai de Ivanovick Pinheiro, com o mesmo nome, falou ao Conecta Piauí sobre os incentivos que ofereceu para seu filho que ajude no desenvolvimento.

"Ele é uma criança muito alegre e o xadrez entra na vida dele como mais um incentivo para ele fazer algo lúdico e ao mesmo tempo que exija atenção, concentração e desenvolva habilidades que sejam agradáveis e saudáveis para todas as crianças" disse.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíIvanovick Pinheiro (pai)
Ivanovick Pinheiro (pai)

O professor Veloso, à frente do Projeto Mãos Dadas, de Timon, fala da importância desse tipo de incentivo para os estudantes.

"Então, o nosso projeto veio a incrementar o xadrez como uma disciplina no primeiro curricular, posteriormente, em virtude dos bons resultados, criamos um clube de xadrez, propriamente dito, com alguns meninos, onde eu e o professor Jurandir ministramos as aulas fora do horário, de forma até voluntária mesmo, no intuito mesmo de promover a estratégia, a lógica e a melhoria dos nossos alunos" disse.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíProfessor Veloso
Professor Veloso

Comente