LIDE Piauí reúne instituições financeiras para debater fortalecimento empresarial
O evento foi realizado no Monã Hotel, na zona Leste de TeresinaO LIDE Piauí ( Grupo de Líderes Empresariais do Piauí, realizou, nesta segunda segunda-feira (1º/09), o encontro “Oportunidades de Crédito para Investimentos e Capital de Giro”, que reuniu representantes de importantes instituições financeiras para debater alternativas de financiamento voltadas ao fortalecimento do setor produtivo. O evento foi realizado no Monã Hotel, na zona Leste de Teresina.

Participaram do encontro o superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Francisco Elizomar, a superintendente do Banco do Brasil no Piauí, Fabiana Ferreira, o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco Lopes, o sócio da 051 Capital, Flávio Aragão, e o diretor-presidente da BADESPI, Marcelo Jannotti Bueno.
"Esse evento é um evento focado em mostrar para os nossos filiados, os empresários filiados ao Lide, essa oportunidade de linha de crédito que nós temos no nosso estado. E aqui estão os grandes gestores dessas linhas de crédito. Então, eles vão justamente nessa palestra mostrar as linhas de crédito disponíveis para os médicos e grandes empresários do nosso estado. Hoje a gente vê que muito, muito os empresários querem crescer, querem investir, querem melhorar seu negócio. E a gente vai justamente mostrar aqui para eles a oportunidade de linha de crédito para aumentar essa velocidade do crescimento deles", destacou o preside do Lide Piauí, Felipe Arraes.

A iniciativa teve como objetivo aproximar empresários e gestores públicos das linhas de crédito disponíveis, fomentando o investimento em inovação, expansão de negócios e geração de empregos. O encontro integrou a agenda de atividades do LIDE Piauí no mês de setembro.
"Tivemos esse ano o melhor semestre em termos de aplicação de recursos no Estado, contratando mais de 251 mil operações até o momento. A procura por crédito continua crescendo no estado do Piauí, vai ser uma economia muito heterogênea e dispomos de dois programas de microcrédito, um urbano e outro rural, que a demanda é muito grande e ele tem mais um viés social, gera e paga a vida das pessoas através de ocupação produtiva", destacou Francisco Lopres, superintendente do Banco do Nordeste do Piauí.

Já o superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Francisco Elizomar, A Caixa se dispõe a mostrar toda nova ferramenta que facilite a linha de crédito para quem busca. “Eu parabenizo a organização do evento e abrir o espaço para que os bancos possam mostrar para o segmento empresarial que existem alternativas para investimento, tanto na parte de capital de giro, como na parte de investimento. Então a Caixa traz, se sente honrada pelo convite e vai trazer aqui para o debate todas as modalidades de crédito que a Caixa dispõe para apoiar o segmento empresarial”, disse.

Quem também esteve presente no evento foi o diretor-presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi), Marcelo Jannotti Bueno, que falou das expectativas de investimentos para os setores empresariais.
"E a gente está trabalhando para melhorar o processo, para que seja mais simples e mais rápido essa busca pelo preço. Então, nós fizemos toda uma transformação para a agência, para que hoje o empresário, ao chegar lá na busca do preço, tenha uma resposta mais rápida e o tempo seja final para essa liberação. Ano passado foram 64 milhões e esse ano a expectativa é de 100 milhões investidos”, ressaltou.

Fundado em 2003, o LIDE é um grupo privado que conecta líderes e organizações globalmente. No Piauí, o Grupo de Líderes Empresariais foi criado em 2025, com foco na construção de um futuro de desenvolvimento econômico e social para o estado. Atualmente, reúne presidentes, vice-presidentes, CEOs e executivos, consolidando-se como um espaço de integração, networking e troca de experiências entre líderes empresariais.