Piauí conquista 12 medalhas na 47ª Copa N-NE de Ciclismo e bate recorde
Foram três medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze; mais de 450 atletas participaramA seleção piauiense de ciclismo terminou sua participação na 47ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, na tarde deste domingo (31/08), na capital do Acre, Rio Branco, com a conquista de 12 medalhas. Foi um excelente resultado fruto de muito trabalho de equipe e de superação dos 25 atletas presentes na competição, realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Foram três medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Mais de 450 atletas das duas regiões participaram.

Com o quadro de medalhas final, o Piauí ficou na 5ª colocação geral entre os 16 estados participantes. Com as 12 medalhas conquistadas, bateu ainda o recorde das duas últimas edições da copa (2023 e 2024), quando conquistou em cada edição oito medalhas. O melhor resultado em copas Norte e Nordeste foi em 2022, em Recife, Pernambuco, quando o Piauí obteve o 3º lugar geral, com 14 medalhas.

A competição em Rio Branco iniciou na sexta-feira (29), com a prova de contrarrelógio individual (CRI), com os atletas perfazendo uma volta individual no percurso de 4,6 km. Ana Mell Fernandes Sousa, da categoria juvenil, foi a primeira piauiense a faturar medalha de ouro. Danilo Silveira, da elite, ficou com a de prata, nesta que é considerada a categoria mais disputada, mais rápida e com mais atletas participantes. Lindomar Ferreira dos Santos, da máster B-1, ganhou a de bronze, este que já possui várias medalhas e participações em copas N-NE.

No sábado (30), as disputas foram as mais longas e desgastantes, na disciplina resistência. Mais quatro medalhas para o Piauí, sendo ouro na categoria júnior com o atleta de Parnaíba, Witalu Bento. “Resultado de muito empenho e dedicação”, disse o jovem atleta. Sabina Fraga obteve medalha de prata na categoria máster feminino. Renilla Silva, da elite, sofreu uma queda e teve escoriações nas pernas e braços, foi atendida, medicada e não completou a prova. Igor Diego, que é do município de Água Branca, obteve o bronze na máster A-1, assim como Luiz Flauzino, na categoria elite.

Neste domingo, logo às 8 horas, começaram as baterias para as disputas na disciplina circuito. E o ouro veio depois de muitas edições para a categoria máster A-1, que é considerada a segunda elite da competição, pois estão nela os atletas que migraram dessa categoria pelo fator idade. O campeão foi Francisco Joel Teles, que venceu com certa folga, com o tempo de 35min34s224. O segundo colocado, atleta do Amazonas, chegou com o tempo de 35min36s485. Igor Diego novamente conquistou o bronze, com o tempo de 35min36s544.

Luiz Flauzino conquistou sua segunda medalha pela elite, dessa vez a prata. João Ricardo, piauiense da máster B-1, ganhou em segundo lugar, ficando com a prata, e Ana Mell, mais uma vez, subiu ao pódio para a sua conquista de bronze.

A seleção piauiense teve apoio do Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Comunicação; Apoio: SESC/FECOMERCIO, SEBRAE – PI, AUDAX, Mountain Construtora, EVO BIKE, ZEN BIKE, 4 MOV (Ass. Esportiva) e KING Sports.
RESULTADO DO PIAUÍ DA 47ª COPA NORTE E NORDESTE DE CICLISMO 2025
1º dia- 29/08 - CRI
- Ana Mell Sousa – ouro - Juvenil fem.
- Danilo Silveira – prata - Elite masc.
- Lindomar Ferreira – bronze - Máster B-2
2º dia – 30/08 - RESISTÊNCIA
- Witalu Bento – ouro - Júnior masc.
- Sabina Fraga – prata - Máster fem.
- Igor Diego – prata - Máster A-1
- Luiz Flauzino – bronze - Elite masc.
3º dia – 31/08 - CIRCUITO
- Francisco Joel – ouro – Máster A-1
- Luiz Flauzino – prata - Elite masc.
- João Ricardo – prata - Máster B-1
- Igor Diego – bronze - Máster A-1
- Ana Mell Sousa – bronze - Juvenil fem.