Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

CUFA dá início à Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga

Ex-jogadora da Seleção Brasileira marcou a integração entre os estados do PI e MA
Conecta Esportes

A Central Única das Favelas (Cufa) deu início à Taça das Favelas Piauí 2025 nesta terça-feira, 29 de julho, com uma solenidade de abertura realizada no Ginásio Francisco Carlos Jansen, no município de Timon (MA). O evento contou com a presença especial da ex-jogadora da Seleção Brasileira, Formiga, e marcou a integração entre os estados do Piauí e do Maranhão. 

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíCUFA dá início a Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga
CUFA dá início a Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga

Representando o Piauí, participaram 32 seleções masculinas e cinco femininas. Já o Maranhão esteve presente com delegações de nove municípios: Matões, Parnarama, São João do Sóter, Afonso Cunha, Caxias, Colinas, Cedral, Coelho Neto e a anfitriã Timon.

A vice-campeã mundial do futebol feminino, Formiga, foi uma das presenças  no Congresso e falou um pouco da sua trajetória no futebol e a importância de ter uma organização com a Cufa no futebol de base. 

“A Cufa está fazendo esse trabalho de fomentar, de ajudar essas meninas, de acreditar que elas também têm o direito, têm o espaço a todos delas. E eu espero que isso seja um exemplo para tantos outros estados também. Eu acredito que todos os estados do nosso país precisam olhar para o futebol feminino com carinho, com essa potência de ter a Cufa, ter essa junção realmente para melhorar o futebol feminino”, disse. 

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíEx-seleção, Formiga e Renata se reencontram em Timon e comentam sobre atual equipe
Ex-seleção, Formiga e Renata se reencontram em Timon e comentam sobre atual equipe

Formiga ainda falou dos seus anseios em relação ao futuro da Cufa para os jovens de todos os países. “Eu espero que a Cufa possa pensar em relação a isso, fazer esse campeão dos campeões, como temos a campeonato mundial de clubes, quem sabe né, campeões da Cufa de todos os países, que possa fortalecer”, ressaltou. 

O presidente da Cufa, Valciãn Calixto, explicou o processo de formação dos times, das competições e a importância de chegar até uma final. “São mais de 700 jovens mobilizados para o campeonato. Hoje, nós vamos ter o sorteio dos confrontos. Todas as delegações vão sair daqui sabendo que será o seu primeiro jogo. Vamos fazer a leitura das regras da etapa estadual. E, ao final da etapa estadual, nós vamos montar a seleção do Piauí com os jogadores que se destacarem em campo. Essa seleção vai viajar para São Paulo em outubro, representando o nosso estado, para enfrentar os outros estados. Então, o Piauí vai pegar Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul. E o nosso grande objetivo é chegar na final. Porque afinal é transmitida pela TV Globo para o Brasil inteiro,uma vitrine enorme para o nosso estado", afirmou. 

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíO presidente da Cufa, Valciãn Calixto
O presidente da Cufa, Valciãn Calixto

Ramon Junior, secretário de esportes de Timon, falou da grandiosidade do evento e do poder unificador do esporte através da Cufa. “ É um evento com 700 atletas, que Timon abraçou, o estado do Maranhão abraçou, o ministro do esporte, André Fufuca, abraçou, também o prefeito Rafael, que tem valorizado muito o esporte de base, dá oportunidades aos jovens e Timon é, abraçou a causa pra poder a gente fazer esse evento aqui hoje, Timon”, ressaltou. 

Foto: Pedro Melo/Comecta PiauíCUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga
CUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga

Participando pela primeira vez do evento, a cidade de Demerval Lobão se prepara para dar o melhor de si e e estar entre os finalistas, destacou o secretário de esportes, Gesio Rufino. "Vários atletas de várias cidades, do município de Teresina, Maranhão. Essa integração, a socialização desse jovem que precisa. Uma competição de alto nível. Vamos ver, Demerval Lobão é a primeira vez que participa, vamos ver, a gente chega no topo. Mas o importante é participar, socializar, integrar esse jovem que precisa muito de esporte", disse. 

Foto: Pedro Melo/Comecta PiauíCUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga
CUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga

Nicola Gabriel faz parte do time de Demerval Lobão, e entrar na competição vai permitir superar seus limites no esporte que tanto ama. “Eu já assisti a alguns jogos, mas é a primeira vez que eu tô entrando. Mas eu acredito que é uma competição que busca mostrar a base do Brasil. E é muito bom para garotos que buscam ingressar no mundo do futebol, se tornar profissional, porque é um esporte que toda criança brasileira gosta, e eu amo. 

Foto: Pedro Melo/Comecta PiauíCUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga
CUFA abre Taça das Favelas Piauí 2025 em Timon com presença de Formiga

Congresso Técnico

Durante o evento, foi realizado o Congresso Técnico, onde foi lido o regimento da etapa estadual da competição, além do sorteio dos confrontos. Também houve um momento de bate-papo, fotos e interação com a atleta Formiga, além de atividades de lazer e integração entre as delegações.

Rumo à Taça das Favelas Brasil

Ao final da etapa estadual, foi formada uma seleção com os jogadores e jogadoras destaque da temporada. Os nomes foram anunciados no perfil oficial do campeonato no Instagram. Essas seleções representarão os estados do Piauí e do Maranhão na fase nacional, que acontecerá em São Paulo, no mês de outubro.

Na etapa nacional, as equipes dos dois estados poderão se enfrentar, seja durante a fase de grupos ou, possivelmente, em uma final, caso ambos avancem na competição. A Taça das Favelas é atualmente o maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo, revelando talentos e promovendo inclusão social por meio do esporte.

Comente