INSS inicia reembolso de descontos indevidos de abril: confira quem recebe
Nesta quinta-feira (5), estão incluídos os segurados que recebem até um salário mínimoO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a reembolsar aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados em seus benefícios referentes ao mês de abril. Os pagamentos começaram no dia 26 de maio e seguem até 6 de junho, conforme o cronograma habitual da Previdência. Nesta quinta-feira (5), estão incluídos os segurados que recebem até um salário mínimo e cujo número final do benefício seja 9 (sem considerar o dígito verificador).
De acordo com o INSS, os descontos foram, em grande parte, referentes a cobranças associativas realizadas sem consentimento dos beneficiários. A devolução ocorre automaticamente, diretamente na conta em que o pagamento do benefício é feito, sem necessidade de solicitação formal por parte do segurado.

A medida contempla tanto quem recebe até um salário mínimo quanto aqueles com benefícios superiores. Neste caso, os valores também são creditados seguindo o número final do benefício, como nos pagamentos regulares.
Atenção a golpes
O INSS alerta que não realiza contato direto com os segurados por telefone, e-mail ou mensagens para tratar sobre reembolsos. Todas as informações confiáveis estão disponíveis nos canais oficiais, como o site gov.br/inss e o aplicativo Meu INSS.
A recomendação é que aposentados e pensionistas fiquem atentos para não cair em golpes e evitem repassar dados pessoais fora dos meios oficiais.
Para dúvidas ou orientações, a Central de Atendimento 135 segue funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h.