Banco Central anuncia o Pix Automático: nova era nos pagamentos recorrentes
Além disso, a nova função amplia as possibilidades de inovação no mercado financeiroO Banco Central do Brasil deu mais um passo rumo à modernização dos meios de pagamento no país ao anunciar o Pix Automático, uma funcionalidade que promete revolucionar a forma como os brasileiros lidam com compromissos financeiros recorrentes.
Diferente do Pix tradicional, que exige a autorização manual a cada transação, o Pix Automático funcionará de maneira semelhante ao débito automático. O consumidor poderá autorizar previamente pagamentos recorrentes como mensalidades, assinaturas, contas de consumo e serviços por assinatura para que sejam debitados automaticamente da sua conta na data acordada com o credor. Tudo isso com a agilidade e a gratuidade que tornaram o Pix tão popular.

A medida visa beneficiar tanto consumidores quanto empresas. Para os usuários, representa mais praticidade e menos risco de esquecer prazos de pagamento. Já para os empreendedores, especialmente os de pequeno e médio porte, o Pix Automático significa maior previsibilidade de recebimentos e redução na inadimplência.
Além disso, a nova função amplia as possibilidades de inovação no mercado financeiro. Com o Pix Automático, fintechs, operadoras de serviços e instituições financeiras poderão criar soluções mais flexíveis e personalizadas, sempre com base na segurança e na transparência já características do sistema.