Hugo Motta pede afastamento de 15 deputados após motim no Congresso; Veja lista
Parlamentares, em maioria do PL e do Novo, são acusados de obstruir trabalhos legislativosO presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, encaminhou à Corregedoria da Casa pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição e de uma parlamentar do PT. A decisão foi tomada após o motim registrado nos dias 5 e 6 de agosto, quando oposicionistas ocuparam a Mesa Diretora e interromperam as atividades legislativas.

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, a medida busca permitir a apuração das condutas, com análise de imagens e depoimentos pela Corregedoria. Em seguida, os processos retornarão à Mesa Diretora e, por fim, serão apreciados pelo Conselho de Ética.
A lista inclui nomes como Marcos Pollon, Zé Trovão, Júlia Zanatta, Paulo Bilynskyj, Sóstenes Cavalcante, Nikolas Ferreira, ,todos acusados de participar da obstrução. A deputada Camila Jara (PT-MS) também foi incluída, acusada de empurrar o deputado Nikolas Ferreira durante a retomada do controle do plenário.
Entre as acusações estão o uso de criança em ambiente de tensão, agressão a jornalista, ocupação forçada de mesas diretoras e impedimento físico à atuação do presidente da Câmara. Os parlamentares citados negam irregularidades e, em alguns casos, alegam que a atuação foi pacífica ou mal interpretada.
O caso será analisado nos próximos dias e, se aprovado pelo Conselho de Ética, poderá resultar na suspensão temporária do mandato dos envolvidos.
Os deputados citados são:
Marcos Pollon (PL-MS);
Zé Trovão (PL-SC);
Júlia Zanatta (PL-SC);
Marcel van Hattem (Novo-RS);
Paulo Bilynskyj (PL-SP);
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
Nikolas Ferreira (PL-MG);
Zucco (PL-RS);
Allan Garcês (PL-TO);
Caroline de Toni (PL-SC);
Marco Feliciano (PL-SP);
Bia Kicis (PL-DF);
Domingos Sávio (PL-MG);
Carlos Jordy (PL-RJ); e
Camila Jara (PT-MS).
Via Agência Brasil, com informações de Agência Câmara.