Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Blog do Elias Lacerda

O Conecta Piauí agora tem as informações quentinhas de Timon e do Maranhão no Blog do Elias Lacerda

Rubão diz que dinistas vetaram indicação do governador Carlos Brandão

Afirmou que a composição da chapa majoritária foi o principal ponto de rompimento nas negociações
Blog do Elias Lacerda

Em entrevista exclusiva nesta sexta-feira (27) ao programa Expediente Final, da Rádio Difusora News FM, o secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, afirmou que a composição da chapa majoritária foi o principal ponto de rompimento nas negociações entre os grupos políticos do governador Carlos Brandão (brandonistas) e do ex-governador Flávio Dino (dinistas).

Foto: ReproduçãoRubão diz que dinistas vetaram indicação do governador Carlos Brandão
Rubão diz que dinistas vetaram indicação do governador Carlos Brandão

Segundo Rubão, os diálogos estavam avançando, mas estagnaram quando o governador Carlos Brandão propôs indicar o nome para a vice na chapa de Felipe Camarão 2026. “O governador Brandão disse que, para compor, o governo precisava participar da chapa, indicando o vice. A resposta foi negativa, e ali parou o diálogo”, explicou. O nome do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi um dos nomes apontados para compor a vice de Camarão.

“Chegou momentos de estar bem avançado, e o ponto que deu assim uma estancada, os diálogos estavam vindo bem promissores e quando chegou o momento de composição de chapa e o governador Carlos Brandão queria indicar o vice, foi quando ele recebeu o não dizendo que não aceitavam o governador indicar o vice. Isso aí foi onde estancou todas as negociações. Todos os outros pontos estavam avançando bem, mas o governador chegou e disse: “para nós compormos a gente tem que fazer parte da chapa, vamos indicar o vice”. E aí os interlocutores chegaram e disseram que não aceitavam o governador indicar o vice e desse dia para cá a gente parou. Eu acho que não aceitaram o governador indicar o vice porque avaliavam que o governador estava com a imagem negativa, hoje estão começando a ver que o governador não estava com a imagem negativa, está com um governo muito aprovado. E começou surgir naturalmente e começaram a jogar o nome do Orleans e hoje posso dizer que o Orleans é um nome que está na boca das pessoas “, relatou Rubens Pereira aos jornalistas Ricardo Marques e John Cutrim na Difusora News Fm.

Foto: ReproduçãoRubão diz que dinistas vetaram indicação do governador Carlos Brandão
Rubão diz que dinistas vetaram indicação do governador Carlos Brandão

Rubens Pereira ainda rebateu críticas feitas recentemente pelo deputado Márcio Jerry (PCdoB) sobre a gestão política do governo Brandão e o chamou de leviano. Rubão afirmou que houve diversas reuniões entre os grupos, todas autorizadas por Brandão. “Ele foi um pouco leviano comigo e com o governador. Só na minha nós realizamos mais de 15 reuniões e era tratado de política. Não dá para dizer que o governador foi omisso. Eu estava ali representando ele por determinação dele”, disse.

Jerry nega

Em contato com o blog do John Cutrim depois da entrevista, o deputado federal Márcio Jerry contestou as declarações do secretário de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira e disse que o titular da Secap faltou com a verdade. “Para para minha tristeza e decepação leviana é a afirmação dele”.

De acordo com Jerry, o impasse em relação à vice na chapa não foi o fator de divisão. “Isto não é verdade. Era necessário colocar isso em debate no colégio partidos, podia ser uma indicação, mas não uma imposição ainda faltando muito tempo tempo pra eleição. Era necessário discutir também a chapa de Senado, pois são muitos nomes postos para as vagas disponíveis. Ou seja, tiveram muitos outros pontos e o governador terceirizou as tratativas para a família . Não foi apenas a discussão da vaga de vice na chapa. Nós tivemos reuniões no dia 2 de março, 7 março, 12 março e 14 março com a participação de familiares do governador e nesta última saímos casa do Rubens com roteiro de entendimentos”, afirmou o parlamentar.

 

Comente