Mandante de assassinato de turista em Jericoacoara foi preso no Maranhão
O crime ocorreu entre os dias 17 e 18 de dezembro, quando Henrique foi espancado até a morteA polícia apreendeu um adolescente e cumpriu mandado contra um homem suspeitos de envolvimento no assassinato de Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, morto durante férias em Jericoacoara, no Ceará. O crime ocorreu entre os dias 17 e 18 de dezembro, quando Henrique foi espancado até a morte e seu corpo jogado na Lagoa Negra.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o homem, já preso no Maranhão, foi apontado como mandante do crime. Ele seria chefe de uma facção criminosa de origem carioca (Comando Vermelho) que atua em Jericoacoara e possui uma extensa ficha criminal. O adolescente, apreendido em Fortaleza, confessou participação no homicídio.
A motivação do crime teria sido a confusão dos criminosos ao associar gestos feitos por Henrique em fotos a uma facção rival paulista. De acordo com o delegado-geral Márcio Gutiérrez, os criminosos acessaram o celular da vítima antes do crime e acreditaram, erroneamente, que ele fazia parte do grupo rival.
O pai do adolescente, Danilo Martins de Jesus, negou qualquer envolvimento do filho com facções e lamentou a tragédia. Henrique desapareceu ao retornar sozinho para o hotel onde estava hospedado. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que foi levado à força por oito pessoas.
A Secretaria da Segurança Pública informou que todos os envolvidos no crime já foram identificados e as prisões devem ser concluídas em breve.
Todas as informações são do G1 e foram replicadas pelo colunista Elias Lacerda.