Governo do Piauí lança o BO Fácil: primeiro boletim de ocorrência no Whats do país
A iniciativa, pioneira no país, foi apresentada em solenidade realizada no Espaço da CidadaniaO Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Segurança Pública deram início a uma nova era no atendimento à população com o lançamento do BO Fácil, um canal digital que permite o registro de boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp, com o apoio de inteligência artificial. A iniciativa, pioneira no país, foi apresentada em solenidade realizada no Espaço da Cidadania Digital, no Centro/Norte de Teresina, nesta segunda-feira (30/06), e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Segurança, Chico Lucas, e de autoridades das áreas de tecnologia e segurança.

"É uma ferramenta importante pra reduzir indicadores de violência e melhorar o atendimento à população. Esse número de WhatsApp agora tá disponível a todo o povo pra fazer os registros dos boletins de ocorrência, fazer denúncias anônimas e também relatar situações de emergência complementando o nosso 190. Então o BO Fácil sem dúvida vai ajudar o trabalho das forças de segurança, vai melhorar para o cidadão terá um canal mais ágil, rápido, seguro pra poder fazer as denúncias e os relatos de ocorrência de violência pra gente combater com mais agilidade ainda a criminalidade do nosso estado. Então mais um exemplo de transformação digital efetiva, tecnologia a serviço do povo a partir da união", disse o governador Rafael Fonteles.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, avalia que a tecnologia precisa estar a serviço da cidadania. “Olha, com a inovação tecnológica a gente faz compras pela internet, pede comida, até namora pela internet. Então, por que o poder público ainda tem que exigir do cidadão que diante de uma violência ele precise deslocar a uma unidade policial, muitas vezes em outras cidades, para comunicar que foi vítima de violência?”, questiona.

Ele acrescenta que a nova ferramenta representa uma mudança de lógica no atendimento. “Seguimos a orientação do governador Rafael Fonteles e estamos adotando o governo conversacional, onde o cidadão não precisa de aplicativo nem de dados móveis robustos. Pelo WhatsApp, em qualquer lugar com internet, é possível registrar o boletim. Isso facilita a vida da população e combate a subnotificação, porque mais pessoas conseguem relatar suas dores e buscar resposta do Estado”, explica.
Desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o BO Fácil tem como objetivo tornar mais rápido e acessível o contato da população com os serviços da segurança pública. A ferramenta funciona através do número 0800 086 0190, onde o usuário pode registrar ocorrências, enviar denúncias anônimas e até acionar o atendimento emergencial do 190 – tudo por meio de mensagens de texto ou áudio.
A reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira, destaca o papel da instituição no desenvolvimento da tecnologia. “Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido há dois anos. É uma ferramenta complexa, como explicou o professor Raimundo Moura, que coordenou o projeto, mas que entrega uma solução simples e segura para a população utilizar, considerando a importância do direito à segurança”, afirma.

Ela ressalta ainda o compromisso da universidade com a sociedade. “A UFPI reafirma seu protagonismo ao desenvolver, por meio da inteligência artificial, uma tecnologia acessível, que amplia as possibilidades de atuação do Estado. Já trabalhamos outras iniciativas em parceria com o Governo, como o sistema Vigia, e seguimos investindo em inovação com foco em resultados concretos para a população piauiense”, elucida.
O presidente da ETIPI, Ellen Gera, reforça que a segurança da informação foi prioridade no desenvolvimento da ferramenta. “Ela facilita o acesso do cidadão às forças de segurança, mas é essencial garantir um ambiente seguro. Os dados do cidadão são tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com responsabilidade e transparência”, afirma.

Ellen ressalta que a complexidade técnica fica com o Estado, enquanto o cidadão tem acesso simples e direto. “Nosso secretário Chico Lucas determinou que a solução fosse fácil para a população e segura por dentro. Por isso, utilizamos data centers certificados, com alta disponibilidade, privacidade e integridade das informações. É um esforço integrado de várias áreas do governo, e a ETIPI tem orgulho de contribuir com esse ecossistema liderado pelo nosso governador”, complementa.
Como funciona o serviço
Ao entrar em contato com o número oficial pelo WhatsApp, o 0800 086 0190, o cidadão é guiado por um assistente virtual que solicita dados básicos sobre o ocorrido, como data, local, descrição do fato e identificação dos envolvidos, quando houver. Ao final do processo, o sistema gera um boletim em PDF com número de protocolo, assegurando a validade e autenticidade do documento.
Além do registro de ocorrências, a plataforma também permite o envio de denúncias de forma sigilosa, garantindo a proteção da identidade do denunciante.
Com o lançamento do BO Fácil, o Piauí se destaca como o primeiro estado brasileiro a integrar, de maneira oficial, o uso do WhatsApp com inteligência artificial para otimizar serviços policiais e ampliar o acesso da população à segurança pública.
VEJA OS VÍDEOS:
VEJA MAIS FOTOS:







